Com o final do Brasileirão 2021 nesta última quinta-feira (09), tivemos assim todos os times brasileiros definidos na próxima edição da Libertadores da América, onde além de Palmeiras (atual campeão), Athletico (campeão da Copa Sul-Americana), Atlético-MG (campeão Brasileiro), Flamengo (vice-campeão nacional), Fortaleza (4º colocado), Corinthians (5º colocado) e RB Bragantino (6º colocado) que entram direto na fase de grupos, temos aqueles que antes disso disputarão a fase preliminar.
Neste grupo da Pré-Libertadores, ficaram com as vagas pelo Campeonato Brasileiro 2021, o Fluminense (7º colocado) e América-MG (8º colocado), que como já destacamos aqui mesmo, terão que jogar as prévias da competição.
Pré-Libertadores e os classificados
De acordo com a Conmebol, até aqui já temos 15 times classificados para a Pré-Libertadores, restando ainda mais quatro vagas, sendo duas da Colômbia e duas da Bolívia.
Veja abaixo quem já está na Pré-Libertadores
- América-MG (Brasil)
- Fluminense (Brasil)
- Estudiantes (Argentina)
- Barcelona (Equador)
- Universidad de Guayaquil (Equador)
- Universidad Católica (Equador)
- Olímpia (Paraguai)
- Guaraní (Paraguai)
- Audax Italiano (Chile)
- Everton (Chile)
- Universitario (Peru)
- Montevideo City (Uruguai)
- Plaza Colonia (Uruguai)
- Deportivo Lara (Venezuela)
- Monagas (Venezuela)
Veja como funciona a Pré-Libertadores
Fase 1
Nesta fase que será realizada entre os dias 09 e 16 de fevereiro, apenas Barcelona, Olímpia, Universidad César Vallejo, Montevideo City, Deportivo Lara e o último colocado da Bolívia é que se encaram, onde apenas três avançam.
Fase 2
Já aqui entram as equipes brasileiras acima citadas, que através de sorteio realizado pela Conmebol, deverão encarar uma das seguintes equipes: Estudiantes, Audax, Everton, Universidad Católica, Guaraní, Universitário, Plaza Colonia e ou Monagas; além de dois colombianos e um boliviano que ainda não foram conhecidos, se juntando aos três classificados da primeira fase.
Fase 3
Nesta última fase da Pré-Libertadores, os oito classificados da fase anterior, se encaram em confrontos pré-definidos por sorteio, entre os dias 09 e 16 de março – os quatro vencedores avançam a fase de grupos, já os quatro eliminados se juntam a Copa Sul-Americana.
Vale aqui lembrar que a final da Libertadores 2022 será decidida em jogo único a ser realizado em Guayaquil, no Equador – Estádio do Barcelona de Guayaquil.