Com derrota, Espanha se livra de Croácia, Argentina e Brasil

Nesta última quinta-feira (1), a Espanha sofreu uma derrota surpreendente para o Japão na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2022. Entretanto, o resultado pode ser visto como um ponto positivo.

Com a vitória, o Japão ficou com a liderança do grupo E, com seis pontos. Por outro lado, a Espanha garantiu a segunda vaga do grupo para as oitavas de final, conquistando quatro pontos.

Espanha se livra de candidatos ao título

No esporte, perder não é uma opção e está longe dos planos das equipes. Na Copa do Mundo não é diferente, principalmente por ser uma competição curta e tão importante. Contudo, o revés da Espanha conta com um lado positivo e, teoricamente, facilita o caminho na disputa pelo segundo título.

A estreia da Furia foi ótima, com ampla vantagem contra a Costa Rica e a maior goleada do mundial no Catar. Em seguida, empatou com a Alemanha, mas em um dos melhores jogos da competição. Assim, era favorita para avançar em 1º lugar e terminou a etapa inicial na liderança do placar. Contudo, na volta do intervalo, o Japão conseguiu a vitória e deixou a equipe europeia na 2ª colocação.

Certamente, a derrota foi ruim e não estava no planejamento do técnico Luis Enrique. Contudo, a Espanha está em uma chave sem ArgentinaCroácia e possivelmente o Brasil.

A excelente campanha do Marrocos, fez com que a Croácia se classificasse em 2º lugar do grupo F. Portanto, no caso da classificação em 1º lugar dos espanhóis, as oitavas de final seria entre Espanha x Croácia.

Além disso, poderia enfrentar o Brasil nas quartas de final. Bem como a Argentina ou Holanda na semifinal, caso as duas confirmem a classificação contra Estados Unidos Austrália.

Caminho mais fácil? Nem tanto

Na teoria, a Espanha está em uma chave mais fácil para chegar até a semifinal, mas fica apenas na teoria. Afinal, na prática é outra coisa, principalmente na Copa do Mundo 2022 com muitas surpresas e em jogo único na segunda fase.

Nas oitavas de final, a Espanha enfrenta o Marrocos. Certamente, os espanhóis são favoritos. Entretanto, vem fazendo uma campanha espetacular no Catar, terminando na 1ª colocação do grupo F, com Bélgica e Croácia, além de duas vitórias e um empate, incluindo o triunfo por 2 x 0 contra os belgas.

Além disso, a Furia poderá enfrentar Portugal ou Suíça nas quartas de final. Bem como Inglaterra França também estão no mesmo lado do chaveamento.

O objetivo da Espanha é conquistar o segundo título da Copa do Mundo, mas para isso, precisará recuperar o bom futebol apresentado na estreia. Afinal, o mundial no Catar vem demonstrando que no futebol, tudo pode acontecer.

Gabriel Lemes Gabriel Lemes

Sou jornalista e sonho em trabalhar com jornalismo esportivo. Desde pequeno, convivo com futebol e com o passar dos anos, fui me apaixonado por outras modalidades. Hoje, não me vejo trabalhando em outro área que não seja com esporte. A emoção que um simples jogo causa no torcedor e nos fãs, é algo inexplicável e encantador, o que só aumenta  a minha admiração.

[blocksy_breadcrumbs]