Em 2009, o Corinthians chegaria a sua terceira conquista da Copa do Brasil. Neste ano, a competição chegaria a sua 20ª edição disputada, ocorrendo desde 1989 de maneira ininterrupta.
Vale ressaltar, o Corinthians havia chegado na final da competição no ano de 2008. No entanto, foi derrotado pelo Sport, ficando com o vice-campeonato.
O ano de 2009 era marcado como o ano de reconstrução do Corinthians, e o primeiro resultado logo veio. Primeiro, o Timão deu um chapéu no Flamengo, e contratou Ronaldo Fenômeno para reforçar seu elenco.
Em seguida faturou o Campeonato Paulista de maneira invicta. No mesmo ano, conquistou o tricampeonato da Copa do Brasil, em campanha muito regular, dominando em casa e jogando bem como visitante.
O caminho até a final
O primeiro jogo da Copa do Brasil de 2009 também marcou a estreia de Ronaldo com a camisa do Corinthians. O lendário camisa 9 atuou por 22 minutos na ocasião.
Além disso, o Timão conquistou a vitória por 2 x 0 contra o Itumbiara-GO, com gols de Chicão e André Santos. O placar foi suficiente para evitar o jogo de volta e dar uma folga para os jogadores do Corinthians.
Na segunda fase, uma cópia do que aconteceu no primeiro jogo. O Corinthians visitou o Misto-MS, e venceu por 2 x 0, também com gols de Chicão e André Santos.
Chegando nas oitavas de final, o caminho ficou mais complicado. O rival era o Athletico Paranaense, que fez um primeiro embate muito duro. Inclusive, o Furacão conquistou a vitória por 3 x 2. Os gols do Timão foram marcados por Cristian e Dentinho.
No jogo da volta, uma atuação dominante do Corinthians e do astro Ronaldo foi coroada com a classificação. O Fenômeno balançou as redes duas vezes, e o Timão venceu por 2 x 0, ingressando para as quartas de final.
Nas quartas de final, o rival foi o Fluminense. No primeiro jogo, o Tricolor Carioca visitou o Corinthians e perdeu por 1 x 0, com gol marcado por Dentinho.
No segundo jogo, no Maracanã, os dois times empataram em 2 x 2. Os gols do clube do Parque São Jorge foram marcados por Chicão e Jorge Henrique.
Na semifinal, Corinthians e Vasco da Gama se reencontraram em uma Copa do Brasil. O primeiro jogo ocorreu no Maracanã, e acabou com empate por 1 x 1, com o Timão marcando seu gol pelos pés de Jorge Henrique.
No segundo jogo, um empate por 0 x 0 no Pacaembu deu a classificação para o Corinthians por conta do gol fora de casa.
A grande final
A grande final entre Corinthians e Internacional começou semanas antes do primeiro jogo. A diretoria do Colorado gravou um DVD com as falhas da arbitragem a favor do Timão e entregou para a CBF.
A rivalidade estadual, talvez uma das maiores do país, começou em 1976, e foi aquecida pela disputa do Campeonato Brasileiro de 2005, vencido pelo Corinthians, ganhou mais um capítulo a partir daí.
Então, no dia 17 de junho, as duas equipes se enfrentaram no Pacaembu, pelo primeiro do da final. 37.438 torcedores viram o Corinthians sair na frente na decisão, ao ganhar por 2 x 0, com gols de Jorge Henrique e Ronaldo.
No segundo jogo, no dia 1º de julho, a torcida do Internacional lotou o Beira-Rio para empurrar sua equipe em busca da virada e do bicampeonato da Copa do Brasil. Eram 52.286 torcedores nas arquibancadas.
Porém, a fé da torcida logo foi abalada pela força do elenco alvinegro. Jorge Henrique aos 20 minutos, e André Santos aos 28 minutos abriram dois gols de vantagem para o Timão. O Internacional conseguiu empatar na segunda etapa, com dois gols de Alecsandro.
Porém, a equipe comandada por Mano Menezes e orquestrada pelo maior camisa 9 da história, Ronaldo Fenômeno conquistou o tricampeonato, também o último título de Copa do Brasil que o Corinthians conquistou até aqui.
Foto destaque: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians