Neste último final de semana conhecemos pelo menos 16 campeões estaduais, sendo que desses, três ao menos levantaram a taça após cobranças de pênaltis e outros três de forma inédita (Atlético de Alagoinhas – Grêmio Anápolis – em Goiás).
Além disso, também teve quebra de tabus, com o São Paulo conquistando o Paulistão após 16 anos, e o Náutico, em Pernambuco, que não vencia o Sport a mais de 50 anos.
Como também neste último sábado e domingo ainda tivemos clubes ampliando a liderança no ranking de títulos, como é o caso de Atlético-MG e o Grêmio sendo tetracampeão novamente.
Confira os 16 campeões estaduais
- Campeonato Alagoano
CSA – esse conquistou o seu 40º título estadual no sábado, após bater o CRB nos pênaltis.
- Campeonato Amazonense
Manaus – esse por sua vez conquistou o título em seu estado já nos acréscimos – aos 51 minutos da etapa complementar e de virada, por 3 a 2 sobre o São Raimundo.
- Campeonato Baiano
Atlético de Alagoinhas – no estado da Bahia, tivemos um campeão inédito, o Atlético de Alagoinhas, que venceu o Bahia de Feira no segundo jogo por 3 a 2, após empatar no jogo de ida.
- Campeonato Capixaba
Real Noroeste – esse após empatar no jogo de ida em 0 a 0, neste final semana empatou em 1 a 1 com o Rio Branco VN, vindo a vencer o campeonato de seu estado nos pênaltis por 8 a 7, conquistando assim seu primeiro título Capixaba.
- Campeonato Carioca
Flamengo – O Rubro-Negro conquistou o tricampeonato de seu estado ao bater seu maior rival com dois gols de Gabigol no jogo da volta, onde na primeira partida as duas equipes ficaram no 1 a 1. Assim, o Flamengo conquistou seu 37º título Carioca.
- Campeonato Cearense
Fortaleza – No clássico diante do Ceará, o Leão de Pici segurou o empate em 0 a 0 e pelo critério de desempate do estadual sagrou se campeão do torneio pela 44ª vez em sua história, tornando-se Tricampeão.
- Campeonato Gaúcho
Grêmio – O Tricolor dos Pampas conquistou neste último domingo o seu Tetracampeonato após empatar em 1 a 1 com seu maior rival – o Internacional; o Grêmio por melhor campanha no geral e por ter vencido a primeira partida por 2 a 1 no Beira-Rio, mereceu o título Gaúcho.
- Campeonato Goiano
Grêmio Anápolis – O Goiano conheceu neste final de semana mais um campeão, o Grêmio Anápolis, que de forma inédita sagrou-se campeão estadual em 2021 ao vencer o Vila Nova por 5 a 4 nos pênaltis.
- Campeonato Maranhense
Sampaio Corrêa – Vencedor do primeiro duelo diante do Moto Club, o Sampaio Corrêa sagrou se campeão de seu estado ao bater o seu adversário também no jogo da volta, pelo placar de 3 a 1, conquistando assim o bicampeonato estadual.
- Campeonato Mato Grossense
Cuiabá – De forma invicta pela terceira vez na história, o Cuiabá ao bater o Operário no primeiro duelo por 2 a 1 e empatar o segundo por 1 a 1, sagrou-se campeão de seu estado neste final de semana na Arena Pantanal.
- Campeonato Mineiro
Atlético-MG – Com melhor campanha na primeira fase, o Galo conquistou o título mineiro com dois empates sobre o América-MG. Esse é o 46º título Mineiro do Atlético, maior vencedor do estado.
- Campeonato Paraense
Paysandu – Ao golear a Tuna Luso neste domingo passado, o “Papão da Curuzu” sagrou-se campeão pela 49ª vez em sua história, três a mais que o seu maior rival, o Remo.
- Campeonato Paulista
São Paulo – O Tricolor Paulista voltou a levantar um título estadual após longo jejum de títulos estaduais, o último fora em 2005 – ano em que conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes. O São Paulo bateu o Palmeiras neste domingo por 2 a 0, no Morumbi.
- Campeonato Pernambucano
Náutico – Depois de mais de 50 anos, o Náutico voltou a erguer um troféu pernambucano, ao superar o Sport numa decisão e assim conquistando seu 23º título estadual em sua história.
- Campeonato Piauiense
Altos – Após vencer o jogo de ida por 2 a 1, o Altos venceu mais uma vez o Fluminense-PI, desta vez por 3 a 0, conquistando assim seu terceiro título do Campeonato Piauiense.
- Campeonato Sergipano
Sergipe – Após ter vencido por 3 a 1 no jogo de ida, o time em questão jogou com regulamento debaixo do braço e mesmo perdendo o jogo da volta por 1 a 0, levou o título sergipano neste último sábado; conquistando o seu 36º titulo estadual.