Na última terça-feira (23), o deputado estadual Professor Josemar, do PSOL-RJ, deu um passo importante no combate ao racismo no futebol carioca. A saber, o parlamentar deu entrada no Projeto de Lei 1.112/23, que institui a Política Estadual Vini Jr de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Esportivas do Rio.
Alvo insultos racistas na Espanha, o craque Vinícius Júnior pode virar símbolo no Rio de Janeiro, cidade que o revelou para o futebol mundial. Além disso, o craque brasileiro pode receber a Medalha Tiradentes da Alerj.
Em entrevista exclusiva ao site da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o deputado Professor Josemar afirmou que é preciso lutar contra as práticas racistas no país.
“O racismo precisa ser superado. Apresentei esta proposta para combater estas práticas aqui no Brasil. É necessário fazer o debate com o intuito de avançarmos contra estes atos, inclusive com um protocolo de ação dentro das torcidas”.
Homenagens a Vini Jr em sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro
Durante a ação plenária realizada nesta terça-feira (21), o atacante do Real Madrid também recebeu algumas homenagens. Em solidariedade ao jogador de 22 anos, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacelar acatou o pedido de um minuto de silêncio, feito pelo deputado Vitor Júnior, do PDT.
Em mais uma linda forma de carinho e homenagem, a deputada Verônica Lima, do PT, protocolou pedido para que a Medalha Tiradentes seja entregue a Vini Jr.
No Rio de Janeiro, Vinícius Júnior também recebeu uma bela homenagem na última segunda-feira (20). As luzes do Cristo Redentor foram apagadas para demostrar apoio do craque da Seleção Brasileira. Além disso, todos os clubes cariocas, publicaram mensagens de carinho nas redes sociais, manifestando repúdio ao ataque racista sofrido pelo jogador do Real Madrid na partida contra o Valencia, realizada no Estádio de Mestalla, no fim de semana.