A Croácia busca retornar para a final da Copa do Mundo, após a ótima campanha em 2018. No entanto, terá que parar Lionel Messi, um dos destaques em 2022 e considerado um dos melhores da competição. Dessa forma, o técnico Zlatko Dalic estuda algumas táticas para impedir as jogadas do craque.
O confronto entre a Croácia e a Argentina, será nesta terça-feira (13), no Lusail Stadium. Apenas a vitória interessa para as seleções, visto que quem ganhar, estará na grande final e mais perto do título, enquanto o perdedor irá disputar o 3º lugar.
Como a Croácia irá parar Lionel Messi? As táticas estão na mesa
A partida entre as duas seleções, coloca em campo duas boas equipes, com jogadores experientes, alguns sendo considerados os melhores do mundo, além de um trabalho consistente e uma ideia de jogo estabelecida. Por um lado, Lionel Messi quer encerrar a participação na Copa do Mundo com um dos poucos títulos que restam para conquistar. Enquanto isso, Luka Modric busca colocar a Croácia no topo do mundo.
Surpresa na Copa do Mundo em 2018, Zlatko Dalic quer repetir o feito da edição na Rússia, quando derrubou gigantes e chegou até a grande final. No Catar, eliminou o Japão e o Brasil. Agora, precisará parar um dos melhores jogadores da competição.
Certamente, os jogadores da Argentina buscam o título que não vem desde 1986. Assim, Dalic estuda algumas táticas com uma pergunta que atormenta diversos treinadores pelo mundo: como parar Messi? Entretanto, não há uma resposta concreta.
Em entrevista coletiva, Dalic foi questionado sobre como parar um dos melhores jogadores da história. “Precisamos nos proteger contra Messi, mas não no estilo jogador a jogador, como fizemos em nosso último encontro. Sabemos o quanto ele corre, o quanto gosta de jogar a bola nos pés e a chave da nossa defesa será a disciplina”, afirma o treinador croata.
A marcação homem a homem contra Messi, é um método comum utilizado pelos adversários. No entanto, o craque já demonstrou que em um simples movimento, consegue escapar do marcador e encontrar um espaço para fazer a jogada. Aliás, na partida contra a Holanda, o argentino estava sendo marcado por Nathan Aké e, com uma simples jogada de corpo, fez a jogada onde conseguiu o passe para Molina abrir o placar.
Dessa forma, a solução para a Croácia é utilizar o método ‘cela', uma analogia de José Mourinho. A ideia é justamente cercar Messi com muitos jogadores e a uma curta distância. Portanto, quando o camisa dez receber a bola, os croatas podem se aproximar em grande número e recuperar a posse.
Portanto, a ideia é que Dalic mantenha o esquema de jogo da Croácia, com uma forte marcação e repetir o feito contra o Brasil, quando impediu a maioria das jogadas do adversário ao não dar espaço e garantiu a vaga na semifinal nos pênaltis.