Nesta quarta-feira (9), a Seleção da Suíça divulgou a lista com os convocados para a disputa da Copa do Mundo 2022. Em um vídeo publicado no perfil oficial da seleção nas redes sociais, o anúncio conta com algumas novidades e ausências importantes.
A lista com os convocados possuí 26 jogadores selecionados. Alguns pontos chamam a atenção, como o fato de Murat Yakin, técnico da Seleção da Suíça, selecionar quatro goleiros. Além disso, o treinador terá a ausência de um dos destaques da última Copa do Mundo.
❤️🇨🇭 What Switzerland and our National Team are all about 🇨🇭❤️@fifaworldcup #squad #aufgebot #sélection #convocazione#natimiteuch #lanatiavecvous #lanaticonvoi pic.twitter.com/mIyjUcHxjz
— 🇨🇭 Nati (@nati_sfv_asf) November 9, 2022
Anúncio em vídeo especial
O técnico Murat Yakin, divulgou a lista de uma forma diferente. No lugar das tradicionais coletivas de imprensa, a Seleção da Suíça promoveu uma ação e contou com a participação da população do país, na qual apareciam utilizando camisas com os nomes dos atletas selecionados. Além disso, a publicação mostra algumas paisagens locais.
Por conta dos problemas enfrentados na reta final das eliminatórias para o Mundial, Yakin convocou quatro goleiros. O titular da posição, Yann Sommer e o reserva, Jonas Omlin, se recuperam de uma lesão no tornozelo esquerdo, mas não devem estar à disposição nas primeiras partidas.
No entanto, a imprensa local destaca duas ausências entre os convocados. A primeira é a do Steven Zuber, do AEK Atenas, que foi um dos principais jogadores da Seleção da Suíça no Mundial de 2018, inclusive marcando contra o Brasil, além de quatro assistências na Eurocopa 2021. Contudo, se recupera de uma lesão na região abdominal e, segundo o Yakin, não está 100% recuperado.
Além disso, outra ausência é de Kevin Mbabu, que faz uma temporada ruim, perdendo espaço no Fulham. Contudo, a novidade é Fabia Rieder, com a primeira convocação na carreira.
Convocados da Seleção da Suíça
Segundo Yakin, muitos jogadores apresentaram bom desempenhos nos últimos meses, mas precisou selecionar apenas 26 atletas . “Estou convencido de que esses 26 jogadores podem nos ajudar a qualquer momento”, afirmou o treinador.
Dessa forma, os goleiros são Kobel, Kohn, Sommer, e Omlin. Além disso, o setor defensivo da Seleção da Suíça também será comporto por Akanji, Comert, Elvedi, Edimilson Fernandes, Ricardo Rodríguez, Schar e Widmer.
No meio de campo, os nomes são Freuler, Xhaka, Sow, Aebischer, Frei, Zakaria, Fassnacht, Rieder, Jashari e Renato Steffen. Por fim, a região ofensiva conta com Embolo, Seferovic, Shaqiri, Okafor e Ruben Vargas.
Unsere 26 Spieler für die WM
Nos 26 joueurs pour la Coupe du Monde
I nostri 26 giocatori per il Mondiale
Noss 26 giuveders per la WM@FIFAWorldCup #squad #aufgebot #sélection #convocazione#natimiteuch #lanatiavecvous #lanaticonvoi pic.twitter.com/hqja5jsKvw— 🇨🇭 Nati (@nati_sfv_asf) November 9, 2022
Adversária do Brasil
A Seleção da Suíça se prepara para disputar a sua quinta Copa do Mundo consecutiva. A saber, está no Grupo G da competição, o mesmo do Brasil, além de Camarões e Sérvia.
Dessa forma, a estreia está marcada para o dia 24 de novembro, contra os camaroneses. Posteriormente, enfrentam os brasileiros, no dia 28 de novembro e encerrar a fase de grupos contra os sérvios no dia 2 de dezembro.
Certamente, a Seleção Suíça deve disputar uma vaga nas oitavas de final e busca uma campanha histórica na competição, além de sonhar com a primeira grande conquista de sua história. O melhor resultado em competições é uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1924, em Paris.