Na manhã desta segunda-feira (14), o técnico da Seleção de Gana, Otto Addo, divulgou os jogadores que irão disputar a Copa do Mundo 2022. A lista conta com 26 atletas convocados, que conta com algumas novidades e ausências importantes.
Seleção de Gana divulga convocados
O anúncio oficial do técnico da Seleção de Gana, Otto Addo, foi durante uma entrevista coletiva na cidade de Acra, capital de Gana. Aliás, o técnico utilizou a data limite estipulada pela FIFA, para divulgar os atletas para disputar a competição.
A lista conta com alguns jogadores que vem de boa temporada, como Thomas Teye Partey, do líder da Premier League Arsenal. Bem como o capitão da seleção, Andre Ayew, do Ajax.
Além disso, Iñaki Williams também está selecionado, podendo enfrentar o irmão Nico, que defende a Seleção da Espanha. Outro jogador naturalizado é Tariq Lamptey, que atuou pelas categorias de base da Inglaterra.
Por fim, a novidade é Abdul Fatawu Issahaku, que atualmente está no Sporting, de Portugal, e eleito o melhor jogador da África Sub-20. Além disso, alguns jornais internacionais, consideram o atleta como a maior perspectiva africana da geração.
No entanto, algumas ausências também são destaques, como Joseph Paintsil, Jeffrey Schlupp e Majeed Ashimeru, que fazem boa temporada. Além disso, Felix Afena-Gyan também não foi convocado, sendo um jogador fundamental na classificação da Seleção de Gana nos playoffs das Eliminatórias Africanas da Copa do Mundo.
Confira a convocação da Seleção de Gana
GOLEIROS
Ibrahim Danlad (Asante Kotoko SC)
Abdul Manaf Nurudeen (KAS Eupen)
Lawrence Ati-Zigi (FC St. Gallen)
DEFENSORES
Daniel Amartey (Leicester City)
Mohammed Salisu (Southampton)
Alexander Djiku (Strasbourg)
Alidu Seidu (Clermont Fott)
Tariq Lamptey (Brighton)
Abdul Rahman Baba (Reading)
Gideon Mensah (Auxerre)
Denis Odoi (Club Brugge)
Joseph Aidoo (Celta)
MEIO-CAMPISTAS
Salis Abdul Samed (RC Lens)
Thomas Teye Partey (Arsenal)
Elisha Owusu (KAA Gent)
Daniel Afriyie Barnieh (Hearts of Oak)
Kamal Sowah (Club Brugge)
Mohammed Kudus (Ajax)
Andre Ayew (Al Sadd SC)
Daniel-KOfi Kyereh (Freiburg)
ATACANTES
Osman Bukari (Estrela Vermelha)
Jordan Ayew (Crystal Palace)
Iñaki Williams (Athletic Bilbao)
Abdul Fatawu Issahaku (Sporting)
Kamaldeen Sulemana (Rennes)
Antoine Selorm Semenyo (Bristol City)
🚨𝐎𝐮𝐫 𝟐𝟔-𝐦𝐚𝐧 𝗦𝗤𝗨𝗔𝗗 𝗙𝗢𝗥 𝗧𝗛𝗘 𝗪𝗢𝗥𝗟𝗗 𝗖𝗨𝗣 𝗜𝗡 𝗤𝗔𝗧𝗔𝗥. #BlackStars | @FIFAWorldCup pic.twitter.com/C21kArl3hR
— 🇬🇭 Black Stars (@GhanaBlackstars) November 14, 2022
Seleção de Gana busca repetir feito de 2010
A Seleção de Gana chega para a Copa do Mundo 2022, com o objetivo de repetir a campanha histórica da edição de 2010, quando foi eliminada nas quartas de final.
Na época, os ganeses chegaram perto da classificação para as semifinais, o que poderia ser a melhor campanha na história de um seleção africana em Copas do Mundo.
Após o empate nos 90′, Luis Suárez impediu o gol de Dominic Adiyiah em cima da linha, mas com a mão. Na cobrança do pênalti, Asamoah Gyan acertou o travessão. Além disso, o Uruguai avançaram de fase ao vencer nos pênaltis por 4 x 2.
Agora, buscam repetir o feito histórico e, quem sabe, avançar para as semifinais. A Seleção de Gana está no Grupo H e entra em campo pela primeira vez no dia 24 de novembro, contra Portugal. Em seguida, no dia 28 de novembro, enfrentam a Corei do Sul. Por fim, encerram a participação na fase de grupos reencontrando os carrascos de 2010, enfrentando o Uruguai no dia 2 de dezembro.