Nesta segunda-feira (1), a morte de um dos maiores ídolos nacionais completou 29 anos. Ayrton Senna morreu em 1994, depois de bater em uma curva no GP de San Marino, em Ímola, na Itália.
O GP Italiano não ficou marcado somente pela morte do brasileiro, no mesmo final de semana. Um dia antes, o austríaco Roland Ratzenberger, e outros acidentes durante os treinos.
Pilotos e o mundo do esporte homenagearam o piloto tricampeão mundial de F1 (1988, 1990 e 1991).
O Corinthians, clube do coração de Senna, disse que o que data foi o “a manhã que o Brasil chorou“. Em 2018, o Timão lançou o terceiro uniforme do time em homenagem aos 30 anos do primeiro título mundial do piloto.
Veja a postagem:
1º de maio de 1994 – a manhã que o Brasil chorou.
— Corinthians (@Corinthians) May 1, 2023
Há 2️⃣9️⃣️ anos, Ayrton Senna nos deixava.#SennaParaSempre pic.twitter.com/lKyL5GK4XK
Quem também fez sua homenagem foi o Internacional. Em suas redes sociais, o Colorado colocou um vídeo em que mostrava a torcida gritando o nome do ídolo do automobilismo, no Beira-Rio, no dia da morte de Senna.
Veja:
Nunca esqueceremos! ♾
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) May 1, 2023
Há 29 anos, o país perdia Ayrton Senna, piloto que embalou tantos domingos com o 'Tema da Vitória'. 🇧🇷🖤
Nas arquibancadas do Beira-Rio, o hino foi adaptado e até hoje ecoa carregando legado do ídolo nacional. pic.twitter.com/kEJaym09MQ
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, gravou um vídeo para a rede Bandeirantes, falando sobre o piloto brasileiros, e sobre o significado do legado do Ayrton.
Veja:
ÍDOLO QUE MARCOU GERAÇÕES❤️
— Esporte Na Band (@esportenaband) May 1, 2023
O técnico do @palmeiras, Abel Ferreira, homenageou Senna em um vídeo para o @esportenaband
Abel fala da identificação com Senna e de valores que divide com o tricampeão de F1, inspiração para o português e para várias gerações#F1naBand #SennaSempre pic.twitter.com/AUm8PTHvqI
Quem também lembrou a morte de Ayrton, foi a National Football League (NFL), dos Estados Unidos. A foto escolhida mostra o brasileiro usando uma camiseta do Miami Dolphins, passeando por Mônaco, em 1991.
Veja:
O lendário Ayrton Senna trajado de Miami Dolphins passeando de bicicleta nas ruas de Mônaco, em 1991.
— NFL Brasil (@NFLBrasil) May 1, 2023
Todo #DiadoTrabalhador também é dia de lembrarmos com saudade deste grande ídolo brasileiro. ❤️ pic.twitter.com/rEeyeAGlGs
Depois da morte de Senna em 1994, a Fórmula 1 revolucionou os quesitos de segurança da Fórmula 1: passou a mapear curvas, criou testes para a barreira de pneus e também.
No fim de abril, o Governo Federal concedeu o título de Patrono do Esporte Brasileiro, um projeto de lei do deputado Filipe Barros. Assim que sugerido na Câmara dos Deputados, a Ministra do Esporte, Ana Moser. A lei 14.559/2023, foi sancionada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.