Confira os países extintos que marcaram época na Copa do Mundo

Confira os países extintos que marcaram época na Copa do Mundo. Aproveitando o clima de Copa do Mundo, o Minha Torcida traz uma curiosidade bacana sobre Copas do Mundo. Enfim, como é a cada quatro anos, nada mais justo que respirar esse período tão festejado no futebol.

Confira os países extintos que marcaram época na Copa do Mundo

Como de costume, a cada quatro anos, a Copa do Mundo entra nos corações de toda a gente do mundo. Quando se é mais novo parece que as lembranças marcam mais, gerando todo um lado afetivo.

Fato é que a primeira Copa aconteceu em 1930 e de lá para cá alguns países que a disputavam, certos grupos com até uma certa frequência no certame, se desmantelaram.

Uma prova de que o futebol muda de acordo com a sociedade. Mudanças geopolíticas, entre outras, relaram no esporte que há anos une milhões pelo planeta.

Iugoslávia

Foto: Pelota de Trapo
Foto: Pelota de Trapo

A Iugoslávia foi uma das mais tradicionais seleções a participar da Copa do Mundo. Disputou nove edições do campeonato e chegou a dois quartos lugares de Copa do Mundo (1930 e 1962).

A saber, era uma seleção competitiva, chegando a duas finais de Eurocopa (1960 e 1968). Perdeu para União Soviética e Itália, respectivamente. Sua última participação numa Copa do Mundo aconteceu na 1998 na França, quando parou nas oitavas de final.

No fim, o país se separou gerando os países e eventualmente seleções da Bósnia, Croácia, Eslovênia, Kosovo, Macedônia, Montenegro e Sérvia.

Tchecoslováquia

Foto: Futebol Na Veia
Foto: Futebol Na Veia

A Tchecoslováquia foi outra das tradicionais seleções a participar da Copa do Mundo. Disputou oito edições do campeonato e chegou a dois vice-campeonatos (1934 e 1962). De fato, perdeu para Itália e Brasil, respectivamente.

A saber, era uma seleção competitiva, chegando a dois terceiros lugares (1960 e 1980) e um título de Eurocopa (1976). Venceu a Alemanha Ocidental na época. Sua última participação numa Copa do Mundo aconteceu na 1990, na Itália, quando parou nas quartas de final.

No fim, o país se separou gerando os países e eventualmente seleções da República Tcheca e Eslováquia.

Zaire

Foto: Medium
Foto: Medium

O Zaire, diferente das demais, não é tradicional em Copas do Mundo. Disputou apenas uma edição e ficou na fase de grupos (1974). Por curiosidade, a Seleção Brasileira estava nesse grupo e venceu Zaire por 3 x 0.

Reflexo das dificuldades em Zaire, os jogadores haviam sido ameaçados de morte pelo ditador de Zaire caso perdessem de quatro gols de diferença para o Brasil.

A saber, era uma seleção competitiva na sua confederação, chegando a dois títulos de Copa Africana das Nações (1968 e 1974).

Em resumo, o país não se separou, Zaire existiu como seleção e país de 1971 até o meio da década de 90. Da Copa de 1998 para cá, já era conhecido como República Democrática do Congo nos molde de país e seleção.

Índias Orientais Holandesas

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

A Índias Orientais Holandesas participou apenas uma vez da Copa do Mundo e ficou pelo caminho das oitavas de final em 1938. De 1950 para cá passou a ser conhecida como é até os dias de hoje, Indonésia.

A saber, participou somente uma vez das Olimpíadas (1956), chegando as quartas de final. Nunca passou da fase de grupos na Copa da Àsia. E, de fato, as honrarias mais relevantes são dois primeiros lugares nos Jogos do Sudeste Asiático em 1987 e 1991.

Como dito, hoje a antiga Índias Orientais Holandesas se tornou em Indonésia como país e seleção.

União Soviética

Foto: KU Today - University of Kansas
Foto: KU Today – University of Kansas

Por último, mas não menos importante, a União Soviética também foi competitiva e participou sete vezes da Copa do Mundo. Dentre as edições, o mais longe que chegou foi a um quarto lugar em 1966.

De fato, era uma seleção competitiva, chegando a três segundos lugares (1964, 1972 e 1988) e um título de Eurocopa (1960). Venceu a Iugoslávia na época. Sua última participação numa Copa do Mundo aconteceu em 1990, na Itália, quando parou ainda na fase de grupos.

No fim, o país se separou e gerou muitos países desse desmantelamento: Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Estônia, Geórgia, Letônia, Lituânia, Moldávia, Quirguistão, Rússia, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.

 

Foto destaque: Divulgação/Sifu Andreas

Jamis Gomes Jr.Jamis Gomes Jr.

Sou dicente em licenciatura de Literatura Inglesa no momento. Ao fim da discência, curso superior de jornalismo, aqui vou eu! Amante de esportes - especialmente futebol - e o que eles podem proporcionar. Prazer, sou Jamis Gomes Jr. e estarei aqui no Minha Torcida com vocês noticiando o que de melhor acontece dentro dos esportes.

[blocksy_breadcrumbs]