Após subir para a primeira divisão da Bundesliga, na temporada 2019/20, a primeira vez em sua história, o clube Union Berlin vem se mantendo na elite do futebol desde então. Realizando campanhas convincentes, era só uma questão de tempo até o time sediado na cidade de Berlim ir à uma competição interclubes da elite europeia.
Mas não suficiente, após se classificarem para a UEFA Euro League, o clube decidiu alçar voos maiores. Como pode se observar na atual temporada da Bundesliga, o Union Berlin possui 17 pontos em sete jogos, com cinco vitórias, dois empates e nenhuma derrota, estando à frente do segundo colocado, Borussia Dortmund, por dois pontos. Sabendo do nível de competitividade do Campeonato Alemão, no qual disputa-se diretamente com clubes milionários, como o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund. É um feito e tanto para um clube sem muito recurso financeiro se manter na liderança.
Em março de 2020, enquanto a pandemia de Coronavírus se espalhava rapidamente pelo mundo, houve o recesso do futebol mundial e os clubes ficaram muitos meses sem poder jogar junto de sua torcida, a fim de conter a transmissão do vírus. Observando a fase difícil que o clube de Berlim estava passando, os jogadores decidiram abrir mão de seu salário para que o Union Berlin pudesse equilibrar as contas e superar a situação descrita como “extraordinária” e “difícil”.
Diante de todas as dificuldades que um clube de pequeno porte enfrenta, pode-se destacar a palavra “superação”, para os jogadores, funcionários e a diretoria do clube, que conseguiram driblar esta situação difícil e agora disputam dois campeonatos da elite da Europa (estando em primeiro colocado em um deles).
Sabemos que é difícil um clube com poucos recursos financeiros se manter líder de uma competição tão forte como a Bundesliga. Entretanto, o que o Union Berlin faz até aqui já é histórico. Destaca-se a campanha do clube Leicester City na temporada 2015/16 da Premier League, sendo o improvável campeão do Campeonato Inglês, com 10 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Chelsea.
O que queremos dizer com essa estatística é que o futebol é improvável e este é um dos pontos que fazem tal esporte ser tão amado, a possibilidade de um clube como o Union Berlin ser campeão do Campeonato Alemão com certeza faria o mundo do futebol se atentar a este clube que já está fazendo história.