Sem jogar profissionalmente em solo brasileiro, mas nascido por aqui, Wanderson que é Maranhense de origem, aos oito anos de idade ingressou nas categorias de base do Ajax, muito disso por influencia de seu pai, Wamberto, ex-jogador do time holandês.
Porém, o jovem atleta fora lapidado na Bélgica, onde defendeu as cores do Jugend, Beerschot e Lierse, donde inclusive conta com nacionalidade e já chegou a defender a seleção do país.
No entanto o primeiro grande destaque de Wanderson ocorreu somente em 2015, quando transferiu-se para o Getafe – da Espanha.
No ano seguinte voltou a trocar de país, vindo a atuar pelo Red Bull Salzburg – da Áustria, onde foi o grande protagonista do time, na temporada 2016/2017, ao ser titular nas conquistas dos títulos da Copa e da Liga do país, antes de mais uma vez trocar de país, então chegando ao Krasnodar – da Rússia.
Mesmo sem jogar a um bom tempo por conta de uma lesão no tornozelo, o atacante de lado de 27 anos que atualmente vinha realizando algumas partidas no time russo e que chega ao Beira-Rio por empréstimo até o final do ano, com opção de compra por 4,5 milhões de euros – algo em torno de R$ 25 milhões na cotação atual, também esteve no radar de outros clubes brasileiros, bem como o Flamengo, que tentou atravessar as conversas com o Inter.
De olho nos GreNais do Gauchão
No Inter por opção, Wanderson que não pode ser inscrito para as semifinais do Gauchão, promete estar presente no Beira-Rio no próximo sábado, quando o Colorado encara o Grêmio na primeira partida das semifinais do estadual, para assim ir se habituando ao clima do clube e do futebol brasileiro.
Ficha técnica do jogador
Nome: Wanderson Maciel Souza Campos
Nascimento: 07/10/1994 – São Luís – Maranhão.
Altura: 1,75m
Clubes profissionais: Beerschot, Lierse, Getafe, Red Bull Salzburg e Krasnodar.