Neste domingo (11), em Doha, no Catar, aconteceu um evento, organizado pela Conmebol, para homenagear o ‘Rei do Futebol', Pelé. Ex-jogadores brasileiros teriam sido convidados, mas apenas um ex-atleta compareceu. Trata-se do ex-lateral Javier Zanetti.
+ Árbitros sul-americanos roubam a cena na Copa do Mundo
Pessoas próximas à Conmebol disseram que ex-jogadores brasileiros foram chamados para ocasião e citou Roberto Carlos, Ronaldo Fenômeno, Cafu e Kaká. Porém, nenhum deles compareceu.
A participação brasileira ficou a cargo de Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da CBF e membro dos conselhos da FIFA e da Conmebol.
+ Neymar quebra silêncio após eliminação na Copa do Mundo
O discurso do ex-lateral argentino não estava previsto para acontecer. O convite veio através de um dos apresentadores do evento – que também é argentino.
“Pelé foi inspiração para muitos do futebol. Mandamos todas as forças para que se recupere. O que Pelé transmite é motivo de orgulho. Ele nunca dividiu. Sempre quis unir. Pelé é um grande exemplo”, disse Zanetti.
Outro argentino que estava no evento da Conmebol é o ex-goleiro Nery Pumpido, que é secretário-geral adjunto e diretor de desenvolvimento da entidade.
A entidade usou a ocasião para sugerir à CBF que substitua três estrelas no uniforme da seleção por três corações, em homenagem a Pelé, fazendo referência à cidade mineira em que o ‘Rei do Futebol' nasceu.
+ Carrasco do Brasil, conheça o goleiro da Croácia
Ele vem fazendo história no Catar. Um nome desconhecido, que se tornou o cara da Croácia na Copa do Mundo, sendo protagonista contra o Japão e, na fase seguinte, herói diante do Brasil. Estamos falando de Dominik Livakovic, o goleiro do Dínamo Zagreb.
+ Marrocos faz história e está na semifinal da Copa do Mundo
A Croácia venceu nos pênaltis o Brasil, que deu adeus ao sonho de conquistar o hexacampeonato e se despediu da Copa do Mundo nas quartas de final. Um dos responsáveis, ou principal, por esse feito é Dominik Livakovic, goleiro croata que fez ótimas defesas no tempo normal e espalmou a penalidade de Rodrygo.
ESTREIA PELA CROÁCIA
Aos 27 anos, Livakovic está em sua segunda Copa do Mundo, porém é a primeira como titular. Em 2018, ele foi reserva de Subasic, que se aposentou da seleção, abrindo espaço para Dominik. No dia 2 de julho, o goleiro fez a sua estreia pela Croácia.
ESPECIALIDADE EM PÊNALTIS
As cobranças de pênalti defendidas por Livakovic não são uma novidade para ele e a Croácia nesta Copa do Mundo. Contra o Japão, o goleiro igualou um recorde em mundiais, defendendo três penalidades. Diante do Brasil, mais uma defesa.
CARRASCO DO BRASIL
Um dos heróis improváveis, por tantos talentos em campo, Dominik Livakovic foi decisivo contra o Brasil. Além das ótimas defesas com a bola rolando, ele foi responsável por defender a cobrança de Rodrygo. Já na cobrança de Marquinhos, ele apenas viu a bola parar na trave. Restava apenas comemorar: a Croácia estava nas semifinais.
JOGADOR DE BASQUETE?
Antes de se aventurar no futebol, Livakovic chegou a jogar basquete, muito por influência de seu avô, que era apaixonado pelo esporte. Por quase ser jogador de basquete e por hoje ser goleiro, a sua altura não é uma das suas grandes virtudes. Dominik tem apenas 1,87 m.
DIPLOMATA
Longe do futebol, Livakovic quase seguiu a profissão de seu pai, que foi Ministro da Infraestrutura da Croácia. Era um sonho, que acabou sendo encerrado com a chegada no esporte.
Com a classificação, a Croácia enfrenta a Argentina na próxima terça-feira (13), às 16h (horário de Brasília), no Lusail Stadium, em busca de sua segunda final de Copa do Mundo, e de forma consecutiva.
E MAIS:
+ Jogadores da Seleção Brasileira lamentam eliminação nas redes sociais
+ Neymar diz que cogita se aposentar da Seleção
+ Técnico de Portugal se irrita e dispara: “Deixem Cristiano em paz”
+ Ex-atacante da Alemanha destaca festa de argentinos no Catar