A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), surpreendeu ao anunciar que a próxima edição da Copa América terá como sede os Estados Unidos. Essa novidade é resultado de uma parceria da entidade Sul-americana com a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e do Caribe (Concacaf).
O intuito principal desta novidade é de testar os estádios norte-americanos para Copa do Mundo em 2026. Lembrando que a maior competição do futebol mundial terá uma se tripla, ou seja, os estádios de três países, sendo México, Canadá e Estados Unidos receberão jogos da Copa.
A possibilidade dos Estados Unidos sediarem a Copa América foi muito divulgada na última semana da Copa do Mundo, no Catar. Inclusive o Minha Torcida publicou uma matéria dizendo que o desejo dos norte-americanos ia muito além de ser apenas sede do Mundial, que o desejo era o de participar da Copa América também.
Com a palavra, Conmebol
O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez pontuou que a parceria entre as entidades não é de agora, mas sim há tempos, fortalecida por laços afetivos.
Além disso, explicou que essa união entre a Conmebol e a Concacaf visa valorizar o esporte mais amado por todo mundo e assim fortalecer ainda mais o futebol.
“A Conmebol e a Concacaf estão unidas por laços históricos e afetivos. Mas, acima de tudo, estamos unidos pela paixão, característica de toda a América, pelo futebol e pelo esporte. Estamos determinados a renovar e expandir nossas iniciativas e projetos conjuntos. Queremos que essa paixão se traduza em mais e melhores competições, e que o futebol e seus valores cresçam e se fortaleçam em todo o hemisfério. Sem dúvida, as duas confederações acreditam no grande e vamos trabalhar com essa orientação”.
Agora é a vez da Concacaf
Por sua vez, o presidente da Concacaf, Victor Montagliani reinterou as palavras do representante sul-americano e completou dizendo que a parceria será uma boa para as duas entidades, assim como, para o futebol masculino e feminino.
“Esta parceria visa apoiar o crescimento contínuo do futebol masculino e feminino na Concacaf e na Conmebol, e será realmente de benefício mútuo para ambas as Confederações. Trabalhando junto com a Conmebol ofereceremos competições de elite que proporcionarão mais oportunidades para nossas federações e que sabemos que os fãs querem ver. Trabalharemos juntos para garantir que o futebol em ambas as regiões continue a prosperar”.
O que se sabe sobre a Copa América 2024?
Até o momento pouca coisa se sabe referente a organização ou como acontecerá essa edição da competição, a única coisa que é certeza, é que terão 16 seleções participantes.
O futebol Sul-Americano contará com 10 representantes sendo Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Já a Concacaf ficará com seis vagas que serão destinadas a seleções que a entidade abrange e o diferencial fica por conta da possibilidade dessas seleções se classificarem para Liga das Nações da Concacaf 2023/2024.