A entidade máxima do futebol na América do Sul – Conmebol publicou nesta terça-feira novas exigências para os clubes disputarem a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana a partir do próximo ano, onde se caso o Juventude, Paysandu ou Sampaio Corrêa cheguem a vencer a Copa do Brasil nesta temporada, estarão impedidos de disputarem as competição sul-americanas no ano que vem.
Veja abaixo o que diz um trecho dessas novas exigências da Conmebol:
“…o clube deve estar disputando o torneio nacional de sua Associação Membro na divisão principal da competição em 2020, ou seja, não haver descendido de divisão no torneio nacional”.
Procurada pela reportagem do site “globoesporte.com”, a Conmebol afirmou que só poderão participar da Libertadores e da Copa Sul-Americana, clubes “que estiverem na Série A, em 2020”.
Além disso, a entidade sul-americana também informou que irá aplicar exigências nos regulamentos da Libertadores e da Copa Sul-Americana.
No entanto, especialistas em direito do esporte afirmam que a nova regra da Conmebol poderá ser contestada, visto que altera o regulamento de competições em andamento, como é o caso da Copa do Brasil, onde há times de séries inferiores a “elite” do futebol brasileiro e que tem em seu regulamento que o “campeão” do torneio terá uma vaga assegurada na fase de grupos da Copa Libertadores de 2020.
Vale lembrar que nesta edição da Copa do Brasil, três clubes que estão disputando as oitavas de final da competição, são provenientes da Série C e que não tem a menor chance de estarem na Série A em 2020, conforme exige o comunicado da Conmebol – clubes esses já nominados no início de nossa matéria.
Em nota, a CBF afirmou que o campeão da Copa do Brasil irá sim jogar a Libertadores do próximo ano, não importando o que aconteça na Série A.