Nada feito! A Conmebol – entidade máxima do futebol na América do Sul, nega convite da federação dos EUA para a criação de um novo torneio a partir de 2020, nos moldes da Copa América Centenária, realizada em 2016.
A nota de divulgação por parte da Conmebol foi revelada nesta última quinta-feira, onde a entidade agradece pelo convite, mas diz não estar de acordo com a ideia, uma vez que ela não tem a aprovação da FIFA – na verdade a entidade sul-americana só devolveu a negativa por parte da Concacaf, que em janeiro deste ano recusou uma proposta semelhante por parte da Conmebol.
O convite da US. Soccer foi feito através do presidente da entidade – Carlos Cordeiro, que enviou uma carta na última terça-feira a Conmebol para a realização de um torneio nos mesmos moldes da Copa América de 2016 – que foi realizada justamente nos Estados Unidos, onde reuniu 16 países – sendo 10 da América do Sul e 6 da Concacaf (EUA, México, Costa Rica, Haiti, Panamá e Jamaica). O torneio teria a denominação de “Copa Continental”.
Ainda para justificar a negativa, a Conmebol argumentou que a “Copa América” é o torneio de seleções mais antigo do mundo e ao mesmo tempo, um dos mais atrativos pelo alto nível futebolístico, onde a entidade sul-americana ainda lamenta a recusa dos EUA e do México em não participarem da edição de 2019 – em seus lugares foram convidados o Japão e o Catar.
A Copa América-2019 será realizada no Brasil, entre os meses de junho a julho, contendo então os 10 países da América do Sul, mais os dois países acima citados como convidados.