No último sábado, dia 29 de novembro, conhecemos o novo campeão da Libertadores 2022. Flamengo e Athletico Paranaense se enfrentaram no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, no Equador e quem levou a melhor foi o time rubro negro.
Entretanto, a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) já analisa como será o próximo ano do campeonato.
Há um mês, o país favorito para sediar a final da Libertadores 2023, era a Colômbia. Contudo, após problemas durante a final deste ano, a direção da Conmebol se preocupa com eventuais acontecimentos que possam prejudicar o próximo evento.
Isso acontece porque a confederação deve avaliar com cuidado assuntos relacionados à logística do local. Além disso, o evento precisa ser impecável já que no próximo ano a Libertadores terá novos contratos de patrocínio e transmissão.
Problemas na Final da Libertadores
A fim de assistir o evento no último sábado, os torcedores tiveram dificuldades para chegar a Guayaquil, no Equador, palco da final. Isso porque não havia voos diretos para a cidade, o que incomodou bastante os patrocinadores da Libertadores.
Além disso, a previsão de um público baixo resultou na decisão da Conmebol em abaixar os preços dos ingressos para os torcedores equatorianos e ainda oferecer gratuidades para que o estádio não ficasse vazio.
Portanto, o principal nome para sediar a final, é o Estádio do Morumbi, que fica em São Paulo. Segundo a apuração feita pelo UOL, a capital seria a ideal para que os novos parceiros tenham a possibilidade de divulgar suas marcas da melhor maneira possível. Além disso, seria mais fácil garantir o acesso dos torcedores ao estádio, mesmo que tenhamos uma final sem clubes brasileiros.
Caso o Estádio do Morumbi seja o escolhido, veremos o Brasil ser palco de dois eventos importantes do futebol, já que a final da Copa Sul-Americana que está marcada para o dia 28 de outubro de 2023 deve acontecer em Brasília.
Libertadores de 2023
Para quem está ansioso pelo campeonato, a Conmebol já divulgou o calendário do ano que vem. A Libertadores de 2023 começa pelas fases eliminatórias no início de fevereiro, no dia 8. Já a fase grupos está marcada para iniciar no dia 5 de abril e a final ocorrerá no dia 28 de junho. O sorteio para as oitavas acontece em 5 de julho.
Outro destaque para o próximo ano é que a Rede Globo voltará a transmitir os jogos do campeonato através da TV aberta no país, e a ESPN segue com os direitos para a TV fechada e streamings.
Veja o calendário completo:
- Fases eliminatórias: 8 de fevereiro a 15 de março
- Sorteio dos grupos: 22 de março
- Fase de grupos: 5 de abril a 28 de junho
- Sorteio do mata-mata: 5 de julho
- Oitavas de final: 19 a 26 de julho
- Quartas de final: 23 a 30 de agosto
- Semifinais: 27 de setembro a 4 de outubro
- Final: 11 de novembro
https://twitter.com/geral/libertadoresBR/status/1545192868305928193?s=20&t=gk-OVfQRmlPkMFxANavMLA
Foto destaque: Reprodução/Agência Brasil EBC