Apesar de ainda estar na fase oitavas de final, a Conmebol já planeja detalhes sobre a grande final de sua principal competição, a Libertadores, a qual está marcada para o dia 4 de novembro. E o palco previsto para a decisão é o Maracanã, templo do futebol brasileiro, e que recebeu a final de 2020, entre Palmeiras e Santos.
No entanto, a principal entidade do futebol sul-americano cogita tomar uma atitude polêmica referente ao estádio brasileiro, podendo impactar diretamente Flamengo e Fluminense.
Conmebol pretende resguardar Maracanã por 20 a 30 dias
Com bons resultados no jogo de ida da Libertadores, Flamengo e Fluminense terão obstáculos antes da possível decisão da competição no Maracanã. A Conmebol prevê 20 dias sem uso do estádio para a grama ser cuidada antes da final.
Na próxima semana, as forças de segurança do Estado do Rio e representantes da Conmebol vão fazer visita técnica para seguir planejamento de segurança para a decisão do dia 4 de novembro.
A Conmebol planeja ativações de marketing por toda a cidade e também repetir as “fan fests” — espaço ao ar livre para torcedores assistirem à decisão fora do estádio.
Contudo, existe uma tendência para 30 dias de paralisação, para serem feitos todos os retoques. Assim, as rodadas de 26 até a 31 do Campeonato Brasileiro de 2023 iriam ter que acontecer em outro local.
Veja a lista de jogos abaixo:
Brasileirão — Rodada 26 (07/10): Fluminense x Botafogo
Brasileirão — Rodada 27 (18/10): Fluminense x Corinthians
Brasileirão — Rodada 28 (21/10): Flamengo x Vasco
Brasileirão — Rodada 29 (25/10): Fluminense x Goiás
Brasileirão — Rodada 30 (28/10): Flamengo x Red Bull Bragantino
Brasileirão — Rodada 31 (01/11): Flamengo x Santos
Brasileirão — Rodada 32 (04/11): Fluminense x São Paulo (caso o Fluminense chegue na final, esta partida seria adiada)
Conmebol planeja de 20 a 30 dias de resguardo e tratamento do gramado do Maracanã para final da Libertadores
— ge (@geglobo) August 4, 2023
Veja sobre os jogos de Fluminense e Flamengo:https://t.co/SCmIRWwgBD
A Libertadores volta a ser decidida no Maracanã, depois da edição de 2020, com restrição de público em meio à pandemia de Covid-19. Na ocasião, o Palmeiras venceu o Santos, por 1 x 0.