Copa do Mundo 2022 terá novo protocolo de concussão

Copa do Mundo 2022 contará com diversas novidades. Buscando preservar a saúde dos jogadores, a FIFA colocará em prática pela primeira vez no Mundial, um novo protocolo de concussão, com a ideia de “suspeitar e proteger”.

Nos esportes de contato físico, é comum cenas de atletas caindo desacordados e, após alguns exames, serem diagnosticados com concussão, mas retornam para a disputa.

Copa do Mundo 2022 com protocolo de concussão

Por se tratar de um esporte com contato físico, algumas disputas aéreas, os jogadores acabam chocando cabeça com cabeça, ficando desacordados por alguns segundos, desorientados e com perda de memória recente.

Na Copa do Mundo 2014, durante a final, Christoph Kramer, da Alemanha caiu no chão após se colidir com Ezequiel Garay, da Argentina. Após alguns exames no tratamento médico, o jogador foi autorizado a continuar na partida, mas se aproximou do árbitro Nicola Rizzoli e perguntou se o jogo era a final. Afinal, Kramer sofreu uma concussão, também conhecida como lesão cerebral traumática.

FIFA quer evitar esse tipo de incidente e incluiu um protocolo de concussão para a Copa do Mundo 2022. A medida consiste na avaliação dos médicos com diferentes medidas para identificar a concussão e tratar as lesões. Serão aplicados pela entidade máxima do futebol, diversos guias para lidar com o problemas nas partida.

Segundo o diretor médico da FIFAAndrew Massey, o protocolo começa com a triagem inicial de todos os jogadores na competição, dando a oportunidade dos médicos das equipes entenderem como funciona o cérebro de um atleta, além da preservação e cuidados com a concussão.

Ainda segundo Massey, por se tratar de um país geograficamente compacto como o Catar, a FIFA conseguirá trabalhar ao lado dos médicos das seleções. “Conseguimos colocar muitos de nossos serviços médicos em locais centralizados para formar uma policlínica”, afirmou o doutor.

Além disso, Massey também afirma que a FIFA irá trabalhar em estreita colaboração com os médicos e as equipes de cada delegação presente na Copa do Mundo 2022. Essa medida, permite com que as seleções e atletas façam sugestões de melhorias nos tratamentos, ajudando a fornecer o melhor ambiente e crescimento dos atletas.

Prevenção de concussões

A concussão é uma lesão cerebral  que afeta o funcionamento do cérebro de forma temporário ou permanente. A lesão normalmente é causada por um golpe ou choque na cabeça, sendo frequentes em esportes de contato, como futebol, futebol americano, boxe, entre outros.

Os sintomas da concussão incluem dores de cabeça, perda de memória recente, tontura, podendo levar horas ou dias para aparecer.

No caso da Copa do Mundo 2022, o protocolo de concussão será conhecido como “Qatar 2022” e permite uma substituição para que o jogador lesionado seja retirado da partida, não afetando as cinco alterações permitidas. Dessa forma, os médicos poderão diagnosticar e realizar os tratamentos ideias nos atletas, além de preservar possíveis danos no futuro. Além disso, o adversário recebe uma substituição extra por cada troca feita por concussão, evitando qualquer vantagem.

A equipe médica da Copa do Mundo 2022, será conhecida como “observadores de concussão”, podendo utilizar o recurso de vídeo para analisar as jogadas e ajudar no diagnóstico de concussão.

Gabriel Lemes Gabriel Lemes

Sou jornalista e sonho em trabalhar com jornalismo esportivo. Desde pequeno, convivo com futebol e com o passar dos anos, fui me apaixonado por outras modalidades. Hoje, não me vejo trabalhando em outro área que não seja com esporte. A emoção que um simples jogo causa no torcedor e nos fãs, é algo inexplicável e encantador, o que só aumenta  a minha admiração.

[blocksy_breadcrumbs]