A Copa do Mundo de 2026, será a primeira edição que terá 48 seleções competindo pelo título. Até este ano, a competição era composta por 32 equipes. Desse modo, a FIFA estuda mais mudanças no maior torneio de futebol do planeta.
Segundo o The Athletic, o órgão regulador está considerando inserir pênaltis na fase de grupos. Ou seja, se as partidas ficarem empatadas, os pênaltis resolveriam qual equipe seria merecedora para receber o bônus de 1 ponto. Ainda, tem a chance das cobranças de pênaltis serem cobradas no inicio da partida ou no final.
A ideia de mudança sobre as partida empatadas é discutida desde 2017. O diretor de desenvolvimento técnico da FIFA, Marco van Basten, defendeu a inovação na época.
Os pênaltis podem sim ser uma opção para torneios com grupos de três em que você joga contra dois adversários.
Outra mudança a vista na Copa do Mundo
Além de ser defensor da ideia dos pênaltis na fase de grupos, van Basten, também defende a formação de grupos com apenas três seleções.
Se um time, por exemplo, empatar uma partida por 0 a 0 e vencer a outra por 1 a 0, há um alto risco de que as três equipes fiquem empatadas em pontos e gols no final – disse
Do mesmo modo, o ex-treinador e ex-futebolista, Ottmar Hitzfeld, também concorda com a ideia, a fim de dar mais competitividade para o torneio.
A terceira partida na fase de grupos da Copa do Mundo costuma ser entediante, já que as grandes nações geralmente já estão classificadas. Com este formato, a tensão estaria garantida desde o início e passaríamos rapidamente para a fase de mata-mata – concluiu o alemão
Conheça a sede da Copa do Mundo de 2026
Com um atraso na escolha de onde seria realizado o próximo Mundial por conta de suspeitas de corrupção em relação aos torneios anteriores, foi apenas em 2018 que Canadá, México e Estados Unidos foram escolhidos para serem os anfitriões em 2026.
Dessa forma, será a primeira edição com o novo formato definido pela Federação, onde serão 48 países que irão compor a competição e também a primeira vez que o Canadá receberá o Mundial. Já os EUA recepcionaram o torneio em 1994, e o México foi eleito país anfitrião nos anos de 1970 e 1986.
Divisão de vagas da Copa do Mundo por continente
Nesse sentido, com o novo formato, confira como ficarão as vagas para o Mundial em cada continente.
- AFC (Ásia): 8 times e mais um na repescagem
- CAF (África): 9 times e mais um na repescagem
- Concacaf (Américas Central e do Norte): 6 times e mais um na repescagem
- Conmebol (América do Sul): 6 times e mais um na repescagem
- OFC (Oceania): 1 time
- UEFA (Europa): 16 times