A Copa do Mundo de 2026 será a primeira com o novo formato de 48 seleções, dando mais vagas para a Ásia, África e para as Américas. E pela primeira vez, terá uma vaga para a Oceania.
A proposta para aumentar o número de participantes foi feita pela UEFA em 2016 e a Fifa acatou a ideia definindo que a partir 2026 teria o novo formato de 48 seleções.
Conteúdo
Formato dos grupos está sendo estudado
Apesar de bater o martelo para as 48 seleções, ainda não foi definido um formato que comporte a quantidade de equipes. O dirigente da Fifa, Arsène Wenger, disse que “o Conselho (da Fifa) vai decidir apenas em 2023. Vamos aguardar. Podemos ter 16 grupos com três equipes ou 12 com quatro, ou até mesmo duas tabelas distintas. Veremos. O que importa é que o formato ainda não foi decidido”.
Inicialmente era estudado ter 16 grupos com três seleções e um mata-mata com 32 equipes, mas o modelo foi criticado visto que na última rodada em caso de seleções empatadas poderiam vir combinar resultados.
Sede da Copa do Mundo de 2026
Com um atraso na escolha de onde seria realizado o próximo Mundial por conta de suspeitas de corrupção em relação aos torneios anteriores, foi apenas em 2018 que Canadá, México e Estados Unidos foram escolhidos para serem os anfitriões em 2026.
Um dos fatores mais importantes da Copa do Mundo e questionados, é sobre a distância entre as cidades-sede. Na edição deste ano, no Catar, a distância entre um estádio e outro é de no máximo 70 km. Fora a distância, serão 16 locais e com quatro fusos horários.
Desta forma, Gianni Infantino, o presidente da entidade esportiva, falou sobre a questão que é a mais discutida da próxima edição.
Vamos tentar organizar a Copa de um jeito que as seleções e os fãs não tenham que viajar muito. No momento oportuno vamos decidir o local da abertura e o palco da final, afirmou.
Confira quais cidades receberão a Copa do Mundo
Portanto, confira as cidades que receberão a Copa do Mundo. Ainda não foi definido qual fará a abertura e o encerramento da competição.
Estados Unidos
- Seattle
- São Francisco
- Los Angeles
- Kansas City
- Dallas
- Atlanta
- Houston
- Boston
- Filadélfia
- Miami
- Nova York
México
- Guadalajara
- Monterrey
- Cidade do México
Canadá
- Vancouver
- Toronto
Maior edição de todos os tempos
Com o novo formato que será composto na edição de 2026, espera-se que seja a maior desde a criação da Copa do Mundo. Normalmente, são 64 partidas e em 2026 aumentará para 80 confrontos.
Nesse sentido, o próximo Mundial está previsto para acontecer em 8 de junho e 3 de julho de 2026.