No próximo domingo (20) começa a Copa do Mundo no Catar. O país ficou famoso por oferecer muito luxo e conforto para seus visitantes. Todos os hotéis e hospedagem são muito luxuosos, até mesmo o metrô ficou famoso por suas poltronas acolchoadas.
Durante a preparação para receber o mundial, o emirado construiu uma cidade do zero. Lusali é o nome da cidade, que inclusive tem seu próprio estádio, o Lusali Stadim, com capacidade para 80.000 pessoas e que sediará a final da Copa do Mundo. Depois será “diminuído” para apenas 20.000 lugares, após o término do mundial.
Apesar de todo o planejamento e dinheiro investido para a Copa do Mundo, nem tudo parece estar pronto. Com alguns estádios prontos a mais de ano e uma cidade construída, nem todas as vilas que hospedarão torcedores estão 100% prontas.
Copa do Mundo vai começar com obras em andamento
Segundo o jornal inglês The Guardian, após visita a uma das vilas que abrigarão muitos torcedores ingleses e também galeses, o cenário encontrado foi de um canteiro de obras. Conforme disse o jornal, o alojamento Rawdat Al Jahhaniya ainda tem máquinas como empilhadeiras e uma escavadeira ao lado do contêiners.
Confira um poco do que disse a reportagem do jornal em relação ao alojamento. Foi relatado a presença de entulhos e também uma “cratera gigante”, veja:
Havia uma enorme quantidade de areia e entulho, além de uma cratera gigante ao lado de uma tenda que servirá de mesquita.
Na lista da FIFA sobre o alojamento, ainda constam uma quadra de tênis e uma tela de cinema, que não foram encontradas na visita do The Guardian. Outra crítica foi ao “centro fitness”, pois aparentemente serão somente alguns equipamentos ao ar livre.
Os torcedores que se hospedarem no Rawdat Al Jahhaniya terão uma tenda que servirá como praça de alimentação, com variados tipos de comida. Na sua cabine, utensílios para fazer chá e café, duas garrafas de água por dia, geladeira, roupa de cama e toalhas de banho.
Quanto ao preço, mesmo sendo um dos mais acessíveis, ainda é bem alto para quem for passar um tempo por lá. A diária é de £172 (Cerca de R$ 1100,00 na cotação atual) numa cabine para duas pessoas. Para permanecer durante toda a Copa do Mundo, o valor seria de £4816 (Mais de R$ 30 mil).
Pelo menos o alojamento observado pelo The Guardian aparenta não estar totalmente pronto. O jornal inglês ouviu alguns torcedores hospedados e não teve boas respostas. Confira um dos relatos:
Nunca estive em um lugar tão desconfortável. Estamos aqui há 10 dias e é um pesadelo. Pode ser bom se você quiser passar uma noite ou duas, mas mais seria terrível.
A organização da Copa do Mundo não se posicionou sobre a situação dos alojamentos. O The Guardian afirmou que o comitê se recusou a falar sobre o assunto, quando contatado.