Sabemos que as principais estrelas da Copa do Mundo são os jogadores que representarão suas seleções dentro de campo. Porém, com o passar dos tempos, surgiram também outros personagens que abrilhantam as Copas, estamos falando dos mascotes oficiais.
Nem sempre foi assim, já que o primeiro mascote de Copa do Mundo surgiu somente em 1966, na Copa da Inglaterra. De lá para cá, já virou tradição dos mundiais que esses divertidos personagens estejam presentes.
Existe hoje até uma expectativa para o anúncio dos mascotes, de qual será o nome, qual o tipo de personagem e qual será a ligação dele com o país. Dessa forma, pode ser um animal típico, um elemento conhecido e as mais variadas formas que podem dar vida aos mascotes.
Conheça todos os mascotes da Copa do Mundo
Como dissemos, os mascotes existem nas Copas desde 1966, são 15 no total, contando o da Copa do Mundo de 2022. Existem mascotes dos mais variados tipos, alguns são até difíceis de identificar, mas trouxemos todos para você, confira:
1966: World Cup Willie
O primeiro mascote das Coapas foi um leão, símbolo típico do Reino Unido, como não poderia ser diferente. Wilie vestia um uniforme de futebol com a camisa estampando a bandeira britânica e as palavras “World Cup 66” no centro.
1970: Juanito Maravilla
Na Copa do Mundo de 1970, o México escolheu um menino para ser o mascote do mundial. Juanito Maravilla vestia um uniforme com as cores da seleção mexicana e um tradicional sombrero mexicano, com “México 70” escrito.
1974: Tip e Tap
Na Copa da Alemanha, mais uma vez uma figura humana como mascote, alías, duas, os inseparáveis Tip e Tap. Os dois garotinhos representavam a união do país que ainda era dividido entre Alemanha Ocidental e Oriental. Um deles tinha as iniciais WM – Copa do Mundo em alemão – e o outro o número 74.
1978: Gauchito
Outro menininho foi o mascote da Copa da Argentina, em 1978, o gauchito. O nome é uma referência ao termo “gaúcho”, mas não com conhecemos e sim ao nome dado aos trabalhadores do campo na América-latina. O mascote usava um chapéu, um lenço amarrado no pescoço e um facão na mão, além de uma roupa coma as cores do país sede.
1982: Naranjito
Pela primeira e única vez, uma fruta se tornou mascote da Copa do Mundo. Em 1982, na Espanha, Naranjito, foi o nome escolhido para a laranja que representava o país. Apesar da novidade, Naranjito também usava uma roupa com as cores da Espanha e tinha sua bola de futebol.
1986: Pique
A Copa do Mundo retornou ao México e, dessa vez, os mexicanos usaram também um alimento, pimenta chilli jalapeño. Pique, que é uma abreviação da palavra picante, também tinha um sombrero, como Juanito. Porém, seu uniforme era vermelho e sua cor verde, como a tradicional pimenta do país.
1990: Ciao
Na Copa da Itália, mais uma mudança radical, o moderno boneco Ciao. O mascote diferente, tinha a cabeça de bola de futebol e o corpo feito por peças que lembram lego nas cores da bandeira, foi um personagem completamente diferente do comum. O nome veio da expressão em italiano que significa “oi” e “tchau”.
1994: Striker
A edição dos Estados Unidos trouxe de volta os animais como mascotes. O cachorrinho Striker, artilheiro em inglês, foi o escolhido para esta Copa. O mascote usava a tradicional roupa com as cores da bandeira e também tinha uma bola de futebol.
1998: Footix
A França manteve um animal como mascote para a Copa do Mundo de 1998.Um dos principais símbolos do país, o galo Footix, uma mistura de Football e Asterix, o famoso personagem dos quadrinhos. Footix foi escolhido por um concurso da Federação Francesa. Ele tem a cabeça vermelha e o corpo azul e carrega uma bola nas mãos.
2002: Kaz, Ato e Nik
A Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão inovou mais uma vez nos mascotes, que são de outro planeta. Foram escolhidos três personagens alienígenas, Kaz, Ato e Nik. Cada criatura tinha uma cor entre amarelo, roxo e azul, nenhum deles tinha referência a nenhum dos países.
2006: Goleo VI
A Alemanha mudou novamente e escolheu um bicho de pelúcia como mascote da Copa de 2006. Goleo, era um leão de pelúcia e recebeu esse nome por ser a junção de gol e leo, leão em latim, ele tinha como companhia a bola falante, Pille, que é uma forma de falar bola de futebol em alemão.
2010: Zakumi
A Copa do Mundo 2010 foi na África do Sul e os animais voltaram como mascotes para a edição, o leopardo Zakumi. Ele tinha cabelos verdes e o corpo amarelo, com as cores do uniforme do país. A escolha do nome veio da união do termo za, que significa África do Sul em um dos idiomas locais, e kumi tem o significado de 10, ano da competição.
2014: Fuleco
A Copa do Mundo de 2014 aconteceu no Brasil e o tatu-bola foi eleito, por votação popular, o mascote daquele ano. O Fuleco era colorido com verde, amarelo e azul, veste uma camisa branca com Brasil 2014 escrito. Seu nome significa a junção de futebol e ecologia. Mesmo com a votação popular, o mascote e seu nome foi muito criticado pelos próprios brasileiros.
2018: Zabivaka
Na edição da Rússia em 2018, mais um animal chega para ser o mascote, o lobo Zabivaka. Este também foi escolhido por votação popular. Na cultura russa, o lobo representa um importante predador. Zabivaka é um termo russo que significa “aquele que marca o gol”, como o de Strike em 1994, ele aparece com uma camisa azul e branca e short vermelho, cores da bandeira da Rússia.
2022: La'eeb
O mascote da Copa do Mundo FIFA 2022 foi apresentado durante o sorteio dos grupos, La'eeb, que significa jogador super-habilidoso em árabe. Com a forma inspirada no Keffiyeh, lenço para cabeça característico do Catar.
Como você pôde ver, esses foram os mascotes das Copas do Mundo. Qual o seu preferido? Tem algum que não gostou? Comente.