Nesta segunda-feira (5), Japão e Croácia protagonizaram a primeira prorrogação da Copa do Mundo. Os dois times empataram por 1 x 1 durante o tempo normal e foram para mais meia hora de futebol para definir o classificado às quartas de final.
Até o momento, já haviam acontecido quatro jogos das oitavas, todos definidos no tempo normal. Os classificados – Holanda, Argentina, França e Inglaterra – conseguiram se impor e só precisaram de 90 minutos para vencer seus adversários.
Japoneses e croatas são os que fazem jogos mais equilibrados entre os oito confrontos das oitavas. Isso porque, o Japão é a grande surpresa da Copa até o momento e a Croácia, apesar de atual vice-campeã, não tem apresentado seu melhor futebol.
Dessa forma, o equilíbrio foi demonstrado dentro de campo, com o empate, que persistiu no placar desde os nove minutos da etapa final. Em um jogo com muito momentos de pouca criatividade ofensiva de lado a lado, o 1 x 1 se manteve implacável.
O Japão ainda não havia empatado durante os 90 minutos nessa Copa do Mundo, foram duas vitórias e uma derrota no Grupo E, que classificou os japoneses em 2º lugar do grupo. Contra a Croácia, saiu na frente, mas sofreu um gol, bem como em todos os seus jogos na fase anterior.
Por outro lado, os croatas mantiveram a tradição da fase grupos, quando empataram por duas vezes, com Bélgica e Marrocos. Dessa forma, a Croácia tem apenas uma vitória no tempo normal em toda Copa do Mundo 2022.
A Copa de 2018 teve três prorrogações na fase de oitavas, a primeira foi entre Espanha e Rússia. Nenhum dos três jogos foram decididos no tempo extra e acabaram indo para os pênaltis.
Copa do Mundo e a primeira disputa de pênaltis
Além da primeira prorrogação, tivemos também, na tarde de segunda-feira (5) a primeira disputa de pênaltis. Após 120 minutos de futebol, Japão e Croácia precisaram definir a vaga nas oitavas na disputa de pênaltis.
Em uma prorrogação em que as equipes correram poucos riscos e criaram poucas chances, não restou outra opção, os pênaltis decidiram a vaga nas quartas de final. A emoção que faltou no jogo sobrou nos pênaltis.
A Croácia vinha com a experiência da última Copa do Mundo, quando precisou passar por disputa de pênaltis nas oitavas e quartas de final. Apenas na semifinal os croatas avançaram no tempo normal para a final, quando foram derrotados pela França.
Já o Japão, em toda sua história em Copas, teve apenas uma disputa de pênaltis, em 2010, e terminou eliminado pelo Paraguai. Apesar de nunca ter passado das oitavas, tirando o jogo citado, sempre perderam no tempo normal suas partidas em mata-mata.
Na última Copa, na Rússia, tivemos ao todo quatro disputas de pênaltis, três nas oitavas e uma, nas quartas de final. Dessas quatro, duas foram da equipe croata, que eliminou os donos da casa nas quartas.
Na disputa dessa segunda-feira (5), valeu a vasta experiência em disputa de pênaltis dos últimos vice-campeões da Copa do Mundo. A Croácia superou o Japão por 3 x 1, com três defesas do goleiro Livaković e agora aguarda o vencedor do confronto Brasil x Coreia do Sul.