Estamos há 10 dias da Copa do Mundo, está cada vez mais próximo o momento da maior festa do futebol. Dessa vez, o mundial vai acontecer no Catar, um país com costumes bem diferentes do que estão acostumados os torcedores que lá estarão.
Além de costumes, o emirado também possui algumas leis bem rígidas que podem causar controvérsias durante a Copa do Mundo. Um dos pontos que podem causar divergência entre torcedores e os anfitriões, é o consumo de bebida alcoólica.
Para que as bebidas não fossem completamente proibidas durante os jogos, o governo do Catar conseguiu abrir algumas exceções exclusivamente para a Copa do mundo. O maior exemplo foi a liberação do consumo de bebidas alcoólicas dentro dos estádios.
Entretanto, essa liberação é estritamente para o os estádios e durante os jogos. Isto é, para o torcedor que gosta de beber nos arredores do estádio, antes das partidas, nada feito. Bem como, depois dos jogos, para comemorar a vitória de sua seleção, também será sem bebidas.
A FIFA conseguiu acertar alguns pontos com o governo catari, para que em alguns pontos além dos estádios também possam ter a venda de bebidas. Visto que, um dos patrocinadores da Copa do Mundo é uma marca de cerveja.
Obviamente, um desses pontos será os FIFA Fan Fests, locais onde os torcedores podem se reunir para acompanhar jogos por telões e se divertir. Alguns restaurantes e hotéis também estarão credenciados para vender as cobiçadas bebidas.
Quanto custa beber na Copa do Mundo do Catar?
Apesar de existirem alguns locais liberados para venda e consumo de bebidas alcoólicas, não será fácil beber livremente. O governo e também o comércio do Catar encontraram uma forma de inibir o consumo excessivo de bebidas, o preço. Nesse sentido, o preço da famosa cervejinha, não será nada acessível durante a Copa.
Dessa forma, o preço de uma cerveja será nada mais, nada menos, do que 12,88 euros, ou seja, cerca de R$ 69,00 pela cotação atual. Esse preço deverá ser o praticado nos estádios e Fan Fests. Em restaurantes e hotéis esse preço tende a ser ainda mais alto.
Existem três pontos que influenciam essa tentativa do país sede de evitar o consumo de bebidas alcoólicas, confira:
- O primeiro é a questão da religião islâmica, que não permite o consumo de bebidas alcoólicas;
- O segundo se dá pelo temor que o governo tem em ter muitos torcedores embriagados nas ruas, causando possíveis tumultos;
- Por último, os locais autorizados temem não conseguir atender a demanda de tantos torcedores consumindo bebidas, o que também poderá terminar em situações constrangedoras.
A Copa do Mundo 2022 começa no próximo dia 20 de novembro. Para você que não estará no Catar, pegue sua cerveja e acompanhe tudo sobre o principal torneio de seleções do Planeta aqui, no Minha Torcida.