Copa Sul-Americana 2023: confira a situação de cada time brasileiro

A 1ª rodada da Copa Sul-Americana 2023 terminou na última semana, assim, o sorteio para a fase de grupos acontece no próximo dia 27 de março. Na atual edição da competição, nenhuma equipe brasileira participou da fase inicial. Em resumo, São Paulo, América-MG, Botafogo, Goiás, RB Bragantino e Santos disputam o título.

Sorteio da Sul-Americana 2023

A Copa Sul-Americana 2023 teve início com jogos eliminatórios entre as equipes. Dessa forma, Tacuary, Audax Italiano, Academia Puerto Cabello, Penãrol, LDU Quito, Oriente Petrolero, Guaraní, Danubio, Santa Fe, Estudiantes de Mérida, César Vallejo, Blooming, Palestino, Tolima, Emelec e Universitario garantiram a classificação para a fase de grupos.

Os times classificados se juntam aos times brasileiros e argentinos, que entram de forma direta na competição. Além disso, quatro clubes que foram eliminados na Pré-Libertadores também estão na disputa pelo título.

Em resumo, São Paulo e Santos estão no pote um. Botafogo e RB Bragantino se encontram no pote dois. Em contrapartida, América-MG e Goiás ocupam o pote de número três. A divisão é baseada na atual posição de cada clube no ranking da Conmebol.

A competição possui uma forma diferente em relação a Libertadores. São oito grupos, com quatro equipes em cada. Dessa maneira, o líder de cada grupo garante a classificação direta para as oitavas de final. Em contrapartida, o 2° colocado enfrenta o time que ficou na 3ª posição na Libertadores.

A final será realizada em apenas um jogo, em Montevidéu, no Uruguai. Na última edição, o São Paulo chegou até a decisão da Copa Sul-Americana, mas, diante do Independiente del Valle, o Tricolor Paulista perdeu pelo placar de 2 x 0 e ficou com o vice-campeonato.

Das equipes que estão na atual edição da competição, apenas o São Paulo FC conquistou o título, em 2012, na final polêmica contra o Tigres, da Argentina. A princípio, as equipes brasileiras iniciam a Copa Sul-Americana com times alternativos, principalmente na fase de grupos. No mata-mata, os clubes utilizam os titulares.

Na Copa Sul-Americana de 2022, o Santos participou, assim, terminou na liderança do grupo C, que também contava com Unión La Calera, Universidad Católica e Banfield. Todavia, o Peixe foi eliminado ainda nas oitavas de final, diante do Deportivo Táchira.

Por fim, o vencedor da competição disputa o título da Recopa Sul-Americana, contra o vencedor da Copa Libertadores da América. Além disso, garante a vaga na fase de grupos da principal competição da América do Sul.

Foto destaque: Divulgação/Conmebol Sul-Americana

Caio Henrique Caio Henrique

Apaixonado desde criança pelo futebol europeu. Estudo jornalismo por conta desse esporte e também por amar futebol americano. Já trabalhei em uma rádio, sendo responsável por um programa esportivo. Atualmente, sou setorista do Barcelona, clube que tenho um carinho especial desde 2006.

[blocksy_breadcrumbs]