Flamengo e Corinthians voltam a se encontrar nesta quarta-feira (19), pelo segundo jogo da final da Copa do Brasil. Em suma, a primeira partida acabou em 0 x 0, com um leve domínio do Mengão em quase toda a partida, apesar de não ter sido concretizado.
Apesar disso, o Corinthians foi para cima do rival carioca em determinados momentos, e as duas equipes tiveram um número balanceado nas estatísticas.
Foram 13 finalizações do Timão, contra 19 do Flamengo. A posse de bola, foi maior por parte da equipe Rubro-Negra, com 56% contra 44% do time Alvinegro.
O primeiro jogo, apesar de ter ocorrido na casa do Corinthians, pela primeira e única vez, acabou sem a vitória da equipe paulista. O resultado, dessa forma, causa preocupação. O Timão ainda não conseguiu vencer fora de casa na Copa do Brasil de 2022.
O Flamengo, por sua vez, conta com uma campanha parecida dentro de casa. São três vitórias e um empate, na semifinal frente ao Athletico Paranaense. Porém, o mandante do segundo jogo da decisão apresenta um futebol mais vistoso que o rival.
Qual o caminho que o Corinthians precisa fazer para ser campeão?
Devemos ressaltar, o Corinthians entrará em campo com todo o elenco descansado, uma vez que o jogo frente ao Goiás foi adiado por decisão do STJD, e com todos os jogadores, a exceção de Paulinho, que só volta na próxima temporada, à disposição do técnico Vitor Pereira.
O Flamengo, por sua vez, utilizou o elenco reserva no confronto contra o Atlético-MG, vencido pelo Rubro-Negro por 1 x 0. No entanto, a vasta qualidade da equipe do Rio de Janeiro trás o favoritismo para o seu lado.
Porém, a principal arma do Corinthians na partida será sua defesa. Como é de praxe, o a linha defensiva formada por Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos, comandada pelo gigante goleiro Cássio, se tornou muito consistente no decorrer da temporada.
Além disso, apesar das falhas que aconteceram no primeiro confronto, o bom posicionamento dos defensores, somadas as grandes defesas do camisa 12 do Timão garantiram o empate.
Outra arma que o Corinthians deverá usar é Renato Augusto. O meio-campista do clube do Parque São Jorge é o principal armador de jogadas da equipe alvinegra. O camisa 8 também trás boas finalizações a média e longa distância, o que inclusive rendeu sustos ao goleiro rival.
Roger Guedes e Yuri Alberto também serão muito acionados nas jogadas ofensivas do Corinthians. Yuri, inclusive, teve a grande chance do Timão na partida. No entanto, a finalização acabou sendo travada com perfeição por Thiago Maia, volante do Flamengo.
O artilheiro do Corinthians na Copa do Brasil até aqui, Giuliano, costuma começar as partidas no banco de reservas, mas é uma das tradicionais substituições feitas pelo técnico Vitor Pereira.
Corinthians precisa acabar com dois tabus para ser Campeão
Em suma, o Corinthians chega para o segundo jogo da grande final da Copa do Brasil como o azarão para conquistar o título. Além disso, precisa acabar com dois tabus para erguer a cobiçada taça.
Primeramente, o Timão não vence o Flamengo desde 2018. Na ocasião, na semifinal da Copa do Brasil daquele ano, o Corinthians venceu o rival por 2 x 1 em casa, após empate por 0 x 0 no Maracanã, para ir até a final contra o Cruzeiro, onde acabou derrotado pelo time de Minas Gerais.
Se já são quatro anos sem vencer o Flamengo, a situação é pior quando o Corinthians joga no Maracanã contra o rival carioca.
A última vitória que o Timão conseguiu quando o mandante era o Mengão, aconteceu no ano de 2015. Na ocasião, os paulistas passavam por uma fase melhor, e inclusive foram campeões do Brasileirão naquele ano. O placar do jogo foi um ótimo 3 x 0.
Afinal, quem é o favorito ao título?
O favorito, com toda certeza, é a equipe do Flmanego. Um elenco com mais talento e qualidade do que o Corinthians. No entanto, o Timão conta com um ótimo time, que pode medir forças com o rival tranquilamente.
Assim como na primeira partida, é esperado que as duas equipes façam 90 minutos de muito equilíbrio, e apesar de certa vantagem por parte do Flamengo, um novo empate, ou até uma vitória do Corinthians em tempo normal pode vir a acontecer.
Meu palpite? Um empate com gols e uma decisão nos pênaltis, onde Cássio e Santos tem tudo para resolver a partida em duas defesas.
Foto destaque: Rodrigo Coca/Agência Corinthians