O Corinthians entra em campo hoje a noite (9), às 21h30, no Maracanã. Em suma, o confronto contra o Flamengo ocorrerá com o Timão precisando de uma remontada histórica.
De fato, o Corinthians tem um histórico um tanto quanto complicado quando precisa virar um placar na Libertadores.
Em suma, na história do Timão na competição, são 11 oportunidades em que o clube do Parque São Jorge precisou buscar a virada, no entanto, conseguiu apenas uma vez.
Como resultado, o Corinthians foi eliminado na competição nos seguintes confrontos, após perder a partida de ida: Boca Juniors, em 1991, Grêmio, em 1996, Palmeiras, em 1999, River Plate, em 2003 e 2006, Flamengo, em 2010, Boca Juniors, em 2013, Colo-Colo, em 2018, e Guarani-PAR 2015 e 2020.
A única vez que o Timão conquistou a classificação após um revés no primeiro jogo foi em 2000, contra o Rosário Central. Na ocasião, o clube do Parque São Jorge perdeu por 3 x 2 na Argentina, devolveu o placar no Brasil, e conquistou a classificação nos pênaltis.
No entanto, o alto investimento em reforços na atual temporada serão colocados em prova para buscar a classificação. Somente entre dezembro de 2021 e julho de 2022, a diretoria comandada do Duílio Monteiro Alves contratou 11 jogadores.
Se considerarmos o meio de 2021 na conta, assim acrescentando as contratações de Giuliano, Renato Augusto, Roger Guedes e Willian, são 15 atletas que aumentam o nível do elenco alvinegro.
Torcida do Corinthians ainda acredita em uma classificação
De fato, mesmo com toda a dificuldade que o Flamengo apresentará, a torcida do Corinthians continua acreditando em uma possível classificação.
No entanto, o histórico recente dos confrontos ente cariocas e paulistas deixam a torcida do Timão aflita. Desde 2016 o Corinthians não vence o Flamengo por mais de dois gols de diferença. Na ocasião, jogando na Neo Química Arena, conseguiu a vitória por 4 x 0.
A última vitória dos paulistas por três ou mais gols dentro do Maracanã contra o Flamengo ocorreu em 2015. Foi uma vitória por 3 x 0, na caminhada que no fim da temporada deu o título brasileiro ao Timão.
Por outro lado, alguns fatores podem estar ao lado do Corinthians na luta pela classificação. Primeiramente, o Timão já esteve em maus lençóis na Copa Libertadores, e o elenco respondeu bem a pressão imposta na casa de um adversário.
Quando enfrentou o Boca Juniors nas oitavas de final da competição, decidiu a vaga nos pênaltis após dois empates por 0 x 0, e conquistou a classificação, lutando contra La Bombonera completamente lotada de torcedores do clube argentino.
Além disso, o Timão costuma se sair bem contra times que não estão acostumados a se defender. E este é o caso do Rubro Negro carioca neste terça-feira.
O Flamengo não costuma jogar na retranca. No entanto, informações indicam que o técnico Dorival Júnior pretende buscar um time mais defensivo durante os últimos 90 minutos das quartas de final.
Porém, a qualidade do time do Rio de Janeiro indica que o Corinthians não vai ficar todo o tempo com a posse de bola. Na verdade, o Timão vai precisar lutar pelo domínio do campo desde os minutos iniciais.
Outro fator que a torcida do clube do Parque São Jorge pode levar em conta é Yuri Alberto. O camisa 7 ainda não desencantou pelo clube.
No entanto, em seu último jogo no Maracanã, ainda jogando pelo Internacional, o atacante marcou três gols na goleada por 4 x 0 dos Colorados.
Além disso, o histórico recente do Corinthians quando precisou de virada é equilibrado. Em 2018, por exemplo, conquistou o Paulistão revertendo placares adversos em todo o mata mata.
Por fim, o confronto entre Corinthians e Flamengo deve marcar, de uma forma ou de outra, um novo marco na história do Timão.
Foto destaque: Reprodução/Corinthians