Corinthians comemora 112 anos de história! Relembre títulos e hístória do Timão

Corinthians comemora nesta quinta-feira (01), seu aniversário de fundação. Em suma, o clube foi fundado no ano de 1910,  por um grupo de cinco operários: Anselmo Corrêa, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Raphael Perrone.

De fato, ocorreu no dia 1º de Setembro de 1910, às 20h30, nascia no bairro do Bom Retiro, Zona Central da cidade de São Paulo o Sport Club Corinthians Paulista.

O nome do clube se dá em homenagem ao clube inglês Corinthian Football Club, hoje Corinthian-Casuals Football Club.

Na ocasião, o clube de Londres fez uma excursão no Brasil, entre Agosto e Setembro de 1910 e ao demonstrar sua força, ao vencer todos os seis jogos disputados, no Rio de Janeiro e em São Paulo, fez com que o grupo de operários e imigrantes fundassem o Timão.

Além dos cinco fundadores, um grupo de oito outros homens auxílio na fundação, são eles: Miguel Battaglia, Alexandre Magnani, Salvador Lapomo, Antonio Vizzone, Emilio Lotito, Antônio Nunes, César Nunes e Jorge Campbel. Ambos considerados “sócio-fundadores”.

Battaglia, inclusive, foi o 1º presidente do Timão, é o autor de uma famosa frase. “O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time.”

Os estádios do Corinthians

De lá pra cá, muitas mudanças aconteceram. O clube começou a crescer, e sete anos depois, saiu do “Campo do Lenheiro”, situado na Rua dos Imigrantes (atual Rua José Paulino), e se mudou para seu primeiro estádio oficial, o Estádio da Ponte Grande, no Bom Retiro.

O estádio foi inaugurado de fato em 17 de Março de 1918, e foi sede do Corinthians até 1927, quando o Timão cedeu o espaço para o extinto São Bento, e concluiu a construção do Parque São Jorge, até hoje sede social do clube.

O primeiro jogo oficial do Timão no estádio foi contra o Palestra Itália (atual Palmeiras), que viria a se tornar o maior rival do clube. O jogo acabou empatado em 3 x 3.

Em suma, a mudança do Corinthians para a Zona Leste de São Paulo, mais precisamente no bairro do Tatuapé começou em 1926, quando o presidente do clube, Ernesto Cassano, com ajuda de dois sócios, Alfredo Schürig e Wladimir de Toledo Piza comprou o terreno do Parque São Jorge.

Alfredo, inclusive, foi presidente do Timão entre 1930 e 1933, e empresta o nome ao estádio, utilizado até hoje em jogos da categoria de base e futebol feminino do clube.

O primeiro jogo na popular Fazendinha, em julho de 1928, contra o América-RJ, e assim como no Estádio da Ponte Grande, a partida terminou empatada, dessa vez, por 2 x 2.

Em 2002, o último jogo do time masculino foi disputado no estádio, contra o Brasiliense, com gol do volante Fabinho.

O Corinthians também jogou por muito tempo no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o popular Pacaembu, se tornando o time com mais jogos no estádio da Prefeitura de São Paulo.

Então, depois de muito tempo precisando alugar um estádio, o projeto de um local para o torcedor corinthiano chamar de casa finalmente saiu do papel.

Em 2011, a Neo Química Arena, na época, Arena Corinthians passou a ser construída, visando sediar a Copa do Mundo de 2014 e os jogos do Timão. Desde então, todos os jogos do clube do Parque São Jorge ocorrem no estádio.

Todos os títulos conquistados pelo Corinthians

Em suma, o Corinthians conquistou em toda sua história 55 títulos oficiais, sendo o primeiro dele quatro anos após sua fundação, o Campeonato Paulista de 1914.

O título é histórico, pois o Timão venceu todos os 10 jogos, sendo campeão invicto. Além disso, fez 37 gols e sofreu apenas 9. Em suma, esse foi o primeiro dos 30 títulos de Campeonato Paulista, o último sendo conquistado em 2019.

Corinthians também tem outro título estadual, a Copa Bandeirantes, disputada apenas no ano de 1994. Além disso, o Timão também conquistou títulos interestaduais. No caso, venceu duas vezes a Taça dos Campeões Rio-São Paulo, em 1929 e 1941.

Dando fim aos torneios regionais, o Corinthians conquistou cinco vezes o extinto Torneio Rio-São Paulo, sendo o último campeão da competição, e o maior vencedor ao lado de Palmeiras Santos.

Quando falamos de competições nacionais, o Corinthians é um dos clubes mais bem sucedidos. De fato, a equipe é a terceira maior campeã nacional, entre todos os clubes do Brasil.

Em suma, o Timão conta com 7 títulos do Campeonato Brasileiro, 3 da Copa do Brasil, uma Supercopa do Brasil. Por fim, também conta com um rebaixamento para a 2ª divisão, no ano de 2007, conseguindo o retorno em 2008 com o título da Série B.

Já no âmbito internacional, o Corinthians tem quatro importantes conquistas. Em 2012, o Timão conquistou, de maneira invicta, a Copa Libertadores da América, no ano seguinte, venceu o rival São Paulo e foi campeão da Recopa Sul-Americana.

Por fim, o Corinthians tem dois títulos da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Na primeira edição do torneio, realizada no Brasil em 2000. A competição foi disputada no modelo de fase de grupos e final.

Em suma, o Timão enfrentou o Vasco da Gama, de Romário e Edmundo, e conquistou o título nos pênaltis. 12 anos depois, conquistou o bicampeonato ao vencer o Chelsea por 1 x 0 na final.

Momentos marcantes da história do Corinthians

Como citado anteriormente, o primeiro grande momento da história do Corinthians é o seu primeiro título, em 1914, quando venceu de maneira invicta o Campeonato Paulista, vencendo os 10 jogos da competição.

Em 1951, dois fatos históricos. Primeiramente, o Timão fez 103 gols em apenas 30 jogos, no histórico ataque composto por Luizinho, Baltazar, Carbone, Mário e Claúdio, maior artilheiro da história do clube com 305 gols.

Já no ano de 1976, uma das maiores provas de amor de sua torcida. Na semifinal do Campeonato Brasileiro daquele ano, o Corinthians foi ao Rio de Janeiro visitar o Fluminense no Maracanã, e a Fiel Torcida invadiu as terras cariocas com cerca de 70 mil pessoas.

No ano seguinte, o fim do jejum de 22 anos sem ser campeão do Campeonato Paulista. O Corinthians venceu a Ponte Preta em um Morumbi lotado, tirando o grito entalado da torcida corinthiana.

Em 1982, um dos maiores marcos políticos da história do Brasil. Visando maior participação dos jogadores e empregados do clube, ocorreu a famosa “Democracia Corinthiana”, protagonizada por jogadores como Sócrates, Casagrande, Zenon, Biro-Biro, Zé Maria e Wladimir.

Outros momentos históricos dos 112 anos do Timão, são os títulos do Campeonato Brasileiro de 1990, da Copa do Brasil de 1995, e os já citados títulos do Mundial de Clubes em 2000 e 2012.

Em 2012, outro grande marco da torcida corinthiana. Assim como na “invasão” ao Maracanã, a torcida do Corinthians decidiu apoiar seus jogadores da melhor maneira possível: Não poupando esforços para ir ao Japão.

Na ocasião, cerca de 40 mil torcedores viajaram mais de 18 mil quilômetros para apoiar o Corinthians em busca do segundo título mundial do clube.

Por fim, outro marcante momento da história do Corinthians foi o primeiro jogo oficial do clube na Neo Química Arena, em 18 de Maio de 2014, quando 36.694 mil torcedores viram o Timão enfrentar o Figueirense.

Bruno Pinheiro Bruno Pinheiro

Olá. Formado em Jornalismo pela Universidade Nove de Julho, buscando levar minha redação com a emoção e paixão que o esporte merece. Vivo falando sobre desportes dos mais variados, em especial o futebol e o futebol americano.

[blocksy_breadcrumbs]