O Corinthians chega na final da Copa do Brasil de 2022 após oito partidas. De fato, o Timão ingressou na competição na terceira fase, chegando até a semifinal do torneio com uma boa campanha.
Na 34ª edição, a Copa do Brasil contou com 92 equipes participantes. Os clubes se dividem entre todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
Os estados com mais equipes participantes foram São Paulo e Rio de Janeiro, com oito clubes cada um.
Em suma, as equipes que chegaram as semifinais eram cariocas ou paulistas. Corinthians, Flamengo, Fluminense e São Paulo estiveram na fase decisiva do torneio.
A campanha do Corinthians até a final
Na campanha até a final, o Corinthians teve quatro rivais. A Portuguesa-RJ, o Santos, o Atlético-GO e o Fluminense. Além disso, o clube do Parque São Jorge terá pela frente um grande rival, o Flamengo.
O primeiro rival, a Portuguesa-RJ, trouxe determinada dificuldade frente ao poderoso Corinthians. No primeiro confronto, um empate por 1 x 1, já na partida decisiva, o Timão venceu por 2 x 0.
Nas oitavas de final, o oponente foi o Santos. Dentro de casa, o clube do Parque São Jorge conseguiu uma sonora goleada, por 4 x 0. No jogo da volta, o Alvinegro Praiano até venceu por 1 x 0, mas não evitou a eliminação.
Nas quartas de final, a dificuldade tomou conta do confronto de ida novamente. O rival era o Atlético-GO, que conseguiu vencer por 2 x 0 em casa. Porém, quando o Timão decidiu em casa, outra boa goleada, agora por 4 x 1, fez a equipe chegar até a semifinal pela oitava vez.
O rival da semifinal da Copa do Brasil de 2022 foi o Fluminense. No primeiro jogo, apesar do Fluzão jogar melhor que o Timão, a partida acabou empatada em 2 x 2.
No segundo jogo, novamente contando a força de sua torcida, venceu por 3 x 0 e garantiu a vaga na final, contra o Fluminense.
Em geral, o Corinthians venceu todos os quatro jogos dentro de casa. Porém, fora de casa, o Timão sofreu muito. No total, foram duas derrotas e dois empates, além de péssimos jogos feitos pelos onze iniciais da equipe paulista.
O Corinthians é favorito para erguer a taça?
O Corinthians chega para a final da Copa do Brasil de 2022 com um bom retrospectivo. O Timão é o melhor mandante da competição na atual edição, com 100% de aproveitamento.
Dessa forma, analisando a primeira partida da decisão, onde o Corinthians é o mandante, o clube do Parque São Jorge necessita mostrar sua força dentro da Neo Química Arena.
Além disso, o Timão já marcou 13 gols dentro de casa e sofreu apenas um durante toda a campanha na Copa do Brasil.
Porém, fora de casa, o desempenho da equipe é muito ruim. Até aqui no torneio, o Corinthians não venceu nenhuma vez, contando com dois empates e duas derrotas quando entrou em campo na condição de visitante.
Em suma, o Flamengo é superior ao Timão, e dessa forma, entra para os primeiros 90 minutos de partida com o favoritismo, por conta do talento de seus jogadores e de uma forma mais clara de jogo desenvolvida pelo técnico Dorival Júnior.
Mas, o Corinthians de Vitor Pereira chega para a primeira partida da final com um bom retrospecto. Desde a semifinal da Copa do Brasil frente ao Fluminense, o Timão fez cinco jogos, vencendo três, empatando um e perdendo outro.
Porém, um bom fator para a equipe comandada pelo treinador português é que todas as vitórias vieram dentro de casa, marcando no mínimo dois gols.
O favoritismo é do Flamengo, mas um jogo aberto e com muitas chances dos dois lados, como é o esperado, pode sim trazer a vitória para o Corinthians, que deve ir para o primeiro confronto querendo definir, e buscar erguer a taça na segunda partida, em pleno Maracanã.