Pai dos argentinos: Corinthians de Luxemburgo faz história e vira pesadelo dos ‘hermanos’

O Timão se classificou às quartas de final da Copa Sul-Americana. E o Corinthians conseguiu atingir um feito inédito no país vizinho

Na última terça-feira (8), o Corinthians empatou com o Newell’s Old Boys, por 0 x 0, no estádio Marcelo Bielsa, pelo jogo de volta das oitavas de final da Sul-Americana. Como venceu na ida, o Timão se classificou à próxima fase do torneio.

A Conmebol também pagou US$ 600 mil (cerca de R$ 3 milhões) em premiação para os alvinegros. Agora, a equipe de Vanderlei Luxemburgo espera conquistar o título internacional pela primeira vez.

Em meio a esse cenário, o técnico fez o Timão atingir um feito inédito ao se tornar o ‘pai’ dos argentinos. Isso porque o Corinthians fez história em Rosário e virou o pesadelo dos ‘hermanos'.

Corinthians voando na Argentina

O Timão se tornou o primeiro clube brasileiro a eliminar Newell’s, Boca Juniors, River Plate e Racing na Argentina. Outro detalhe curioso é que o Corinthians conseguiu esse recorde sem vencer um jogo sequer no país vizinho.

Em 2005, a equipe alvinegra empatou por 0 x 0 com o River, no Morumbi, pela partida de ida das oitavas da Copa Sul-Americana. Na volta, o Timão conseguiu segurar o empate, por 1 x 1, no Monumental.

Naquela época, o Corinthians despachou o River Plate por conta do gol marcado como visitante como critério de desempate. Marinho foi o responsável por balançar as redes dos hermanos.

Já em 2019, os alvinegros voltaram a eliminar um time argentino fora de casa. Nas oitavas de final da Sula, o Timão empatou por 1 x 1 com o Racing tanto na Neo Química Arena, quanto no El Cilindro.

Os gols foram marcados por Gustagol e Vagner Love. Nos pênaltis, brilhou a estrela de Cássio, que pegou duas cobranças dos hermanos e ajudou o Corinthians a se classificar no torneio.

No ano passado, a equipe alvinegra não se intimidou com o Boca Juniors, conhecido por ser o “bicho papão” dos brasileiros em torneio das Conmebol. A decisão das oitavas de final da Libertadores foi para os pênaltis.

Após dois empates por 0 x 0, o Timão foi o vencedor na Bombonera em mais uma noite inspirada do goleiro. Por último, veio a classificação às quartas de final na Copa Sul-Americana em cima do Newell’s Old Boys.

Curiosamente, o Corinthians eliminou os quatro argentinos na fase de oitavas de final dos torneios internacionais. Agora, Luxa e companhia esperam manter o posto de ‘pai dos argentinos’ para sonhar com o título da Sul-Americana.

Matheus CristianiniMatheus Cristianini

Jornalista de 23 anos formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passagens por Rádio Unesp FM, Antenados no Futebol e Bolavip Brasil. Apaixonado por tudo o que envolve o futebol. Tanto dentro, quanto fora das quatro linhas.

[blocksy_breadcrumbs]