Futebol é empatia: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo ‘se unem’ para ajudar vítimas da tragédia do litoral

Existe uma frase entre os torcedores apaixonados que diz que o futebol vai além das quatro linhas e se pararmos para analisar, constatamos que é a pura verdade.

Sempre em situações de catástrofes sociais, os times se esforçam e colocam a empatia em prática e dessa vez, não foi diferente. Os clubes paulistas comovidos com a tragédia do litoral norte, se mobilizaram e lançaram campanhas individuais com o mesmo objetivo, ajudar o próximo.

As campanhas de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo serão descritas abaixo, para todos possam entender um pouco sobre essa união indireta dos grandes paulistas.

Corinthians

Na última sexta-feira (25), Departamento de Responsabilidade Social e Cidadania e do Departamento de Futebol Feminino anunciou que 20% de toda renda arrecadada com a bilheteria do jogo entre o Corinthians x Ceará, pelo Campeonato Brasileiro Feminino, na Neo Química Arena, em Itaquera.

Logo após a tragédia das chuvas que atingiram o litoral norte, as principais torcidas organizadas do Timão, Gaviões da Fiel, Pavilhão Nove, Fiel Macabra, Camisa 12 e Estopim da Fiel entraram em ação.

Ambas convocaram os integrantes por meio de publicações no perfil oficial, pedindo doações de roupas, alimentos, produtos de higiene e água.

Salve, Família. As organizadas do Corinthians se uniram em prol das Vítimas do Litoral de São Paulo. Temporal inundou casas, interditou rodovias e provocou deslizamentos em Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. Muitas famílias perderam tudo e precisam de roupas, alimentos, produtos de higiene e água potável” – diz o post na página da Gaviões da Fiel.

Visando facilitar as doações, ainda disponibilizaram quatro pontos para arrecadação dos produtos.

Palmeiras

Com uma ação mais ampla, o Palmeiras anunciou que os próximos três jogos, sendo um do time feminino e dois do masculino, que aconteceram no Allianz Parque. Os dois duelos acontecem neste domingo (26) e o primeiro foi na última quarta-feira (22), contra o Red Bull Bragantino.

O Verdão pede ao seu torcedor que leve alimentos não perecíveis, cobertores, produtos de higiene/limpeza e roupas em bom estado.

A presidente Alviverde, Leila Pereira, falou que o clube visa promover a cidadania e que a ação com a união dos torcedores, nesse momento delicado é essencial.

Mais do que um vitorioso clube de futebol, o Palmeiras é uma instituição comprometida com o desafio de promover a cidadania. Por meio do programa Por Um Futuro Mais Verde e com o apoio da Família Palmeiras, vamos nos unir ainda mais para ajudar as comunidades que necessitam de apoio neste momento dramático“.

As doações poderão ser feitas em caixas de coletas que estarão dispostas nos acessos da respectiva arena palmeirense.

Santos

O primeiro clube a se engajar nessa corrente de solidariedade as vítimas dos deslizamentos causados no litoral norte foi o Santos. E logo na segunda-feira (20), o Alvinegro Praiano fez um apelo aos torcedores em geral para que realizassem doações de produtos de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, além de toalhas de banho, roupas de cama e até eletrodomésticos.

O Peixe disponibilizou o endereço dos postos de coleta de doações e os dados bancários do Fundo Social de Solidariedade do Município de São Sebastião, a região mais afetada com as fortes chuvas no último final de semana.

Além disso, nesta sexta-feira (24), o clube anunciou uma parceria com o Corinthians. Aproveitando toda comoção que o clássico Alvinegro gera entre os torcedores paulistas, ambas camisas utilizadas no jogo serão leiloadas e toda renda será revertida em prol das vítimas da tragédia.

São Paulo

O Tricolor Paulista não ficou de fora da onda de solidariedade e mesmo tendo se manifestado após os outros clubes, o time mostrou que também tem um grande coração e receberá as doações nos jogos até domingo (26), no portão 5, no estádio do Morumbi.

A Diretoria Geral do Clube Social convocou todos os sócios, a fim de conquistar um número maior de doações para as famílias afetadas e o resultado foi positivo, visto que o próprio presidente do São Paulo, Júlio Casares, agradeceu a todos que ajudaram, mostrou cenas da entrega da arrecadação e reforçou a continuidade da ação social.

“Eu quero agradecer as grandes doações que estamos recebendo no portão 5 do estádio do Morumbi, para as famílias vítimas da tragédia do litoral norte do estado de São Paulo. Muitas doações de alimentos não perecíveis, água e roupas. Mas ainda dá tempo se você não fez, nós estaremos lá até domingo, as 17h, no portão 5 do estádio do Morumbi, onde fecharemos a campanha. Caminhões e caminhões, já foram para endereços das regiões afetadas, Juquehy, São Sebastião e todas as demais áreas que foram afetadas. Você pode ver nas imagens as entregas já desses materiais”.

Tity Marx Tity Marx

Na verdade, não fui eu que escolhi o jornalismo e sim ele que me escolheu. Sem dúvidas, a profissão é como um oceano que precisa ser desvendado na sua profundeza, só assim é possível conhecer e respeitar toda sua beleza.

[blocksy_breadcrumbs]