O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) absolveu o lateral português Rafael Ramos, do Corinthians da acusação de injúria racial que o atleta supostamente cometeu em 14 de Maio, em confronto contra o Internacional.
Em suma, o caso foi julgado na manhã desta terça-feira (13), 2ª Comissão Disciplinar do STJD, e por unanimidade, os cinco auditores decidiram absolver o lateral do Corinthians.
Dessa forma, os auditores levaram em conta que as cinco perícias analisadas durante o processo obtiveram um resultado inconclusivo. No entanto, não comprovavam a utilização da palavra “macaco”, que teria sido dita pelo lateral do Timão.
Em contato com o Globo Esporte, o advogado Rogério Pastl, que representou o Internacional durante o julgamento falou que o clube vai esperar o acórdão, ou seja, a decisão por escrito, para definir se vai ou não recorrer no STJD.
Já o advogado Daniel Bialski, que representou Rafael Ramos e o Corinthians, falou brevemente que sempre acreditou na inocência de seu cliente, e a decisão comprovava a inculpabilidade do atleta.
Refael Ramos havia sido denunciado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de “ato discriminatório”.
Caso o português fosse julgado culpado, poderia ter pego entre cinco e 10 partidas de punição, além de uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil.
Vale ressaltar, Rafael Ramos também é réu na justiça comum, uma vez que a 14ª Vara Criminal e Juizado do Torcedor e Grandes Eventos do Foro Central de Porto Alegre aceitar a denúncia do Ministério Público contra o jogador. Porém, a audiência do jogador ainda não foi marcada.
Corinthians divulga nota oficial sobre o caso
Por fim, o Corinthians divulgou uma nota oficial quanto a decisão tomada pelo STJD na manhã desta terça-feira (13). Confira abaixo.
Na manhã desta terça-feira (13), o atleta Rafael Ramos foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela denúncia de injúria racial contra o atleta Edenilson na partida diante do Sport Club Internacional, em 14 de maio de 2022, pelo Campeonato Brasileiro.Após mais de três horas de julgamento, o lateral-direito do Corinthians foi absolvido da denúncia por unanimidade: cinco votos a zero.O Corinthians reforça o seu compromisso na luta contra o racismo. Desde o início, o clube deu todo o suporte necessário a Ramos e, agora, deseja uma sequência plena nas carreiras desportivas de ambos os atletas.
Foto destaque: Ricardo Rimoli/Lancepress!
Foto: Ricardo Rimoli/Lancepress!