Corinthians x Ituano: nos pênaltis Galo supera o Timão e está na semifinal do Paulistão

Neste domingo (12), Corinthians x Ituano se enfrentaram pelas quartas de final do Campeonato Paulista de 2023. Em uma partida bem disputada, o Galo superou o Timão nos pênaltis após empatar em 1 x 1 no tempo normal do jogo. Os gols foram marcados por Raí dos Reis e Paulinho ainda no primeiro tempo.

Corinthians x Ituano: o jogo

O Ituano foi até São Paulo, na Neo Química Arena, enfrentar o Corinthians pelas quartas de final do Paulistão. A equipe de Itu não era a favorita para sair com a classificação nessa tarde de domingo (12), depois que conseguiu garantir sua permanência na última rodada da fase de grupos da competição. Vale lembrar que o Galo venceu do Santos por 3 x 0 na semana passada, afastou o fantasma do rebaixamento e ainda garantiu a vaga para a fase eliminatórias do campeonato.

Sendo assim, era dado como certo a classificação do Timão para a semifinal. Contudo, os donos da casa não contavam com um adversário consistente na defesa e que abriria o placar logo aos 26 minutos do primeiro tempo. Em um chute do Raí de fora da área e uma falha de Cássio, o Ituano saiu na frente no marcador. Na sequência, aos 36 minutos, Adson cruza a bola na pequena área do Ituano e Paulinho cabeceia para o fundo das redes do goleiro Jefferson.

No segundo tempo, o Ituano não conseguiu manter a mesma intensidade de jogo e ficou mais defesa interceptando as jogadas do Coringão. Yuri Alberto ainda teve duas chances claras de gol, mas não converteu. Seria a oportunidade que faria o Corinthians virar o jogo e garantir a classificação para a semifinal do Paulistão. Apesar do Timão ter sido melhor na segunda etapa, não conseguiu sair do empate de 1 x 1 e a partida foi para a decisão de pênaltis.

Corinthians x Ituano: nos pênaltis Galo supera o Timão e está na semifinal do Paulistão
Corinthians x Ituano – Foto: Fernando Roberto/ LANCE!

Corinthians x Ituano: pênaltis

Esse era apenas o 31º duelo entre Corinthians x Ituano na história dos clubes e o primeiro decidido nos pênaltis. Quem iniciou as cobranças foi Fábio Santos, mas não conseguiu passar do goleiro Jefferson que fez a primeira defesa. Gabriel Person, deixou o Ituano na frente ao converter o seu. Foi apenas na quarta rodada da cobrança que Yuri Alberto marcou o gol, mas Raí Ramos que tinha marcado no tempo normal, não conseguiu deixar o seu. Sendo assim ficou tudo igual em 3 x 3.

Depois, Roger Guedes e Claudinho também cumpriram sua missão e fecharam a primeira sequência da decisão de pênaltis. A partir dali, quem errasse arriscaria se despedir da competição. Então as duas primeiras cobranças de cada time foram convertidas, mas na vez de Fagner, o lateral falhou e deixou nas mãos de Cássio para salvar o Corinthians. Dessa forma, o goleiro não decepcionou e defendeu o pênalti de Mário Sergio.

Na 9ª rodada e o que viria ser a última, Gil também não consegue fazer o seu e da mais uma chance para os visitantes. Assim, Felipe Saraiva não desperdiça a oportunidade e faz uma bela cobrança de pênalti, deixando o Cássio de lado e mandando a bola de outro. Portanto, o Ituano se classificou para a semifinal do Paulistão 2023 e o Corinthians está eliminado precocemente da competição.

Semifinal contra o Palmeiras

Por fim, o Ituano agora tem o compromisso de disputar a vaga para a decisão do Campeonato Paulista contra o Palmeiras, atual campeão do torneio. Os clubes vão para o 32ª partida entre eles, onde o Verdão tem a vantagem de 19 vitórias contra apenas 7 do Galo. E em cinco oportunidades as equipes ficaram apenas no empate.

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]