A fim de comemorar a coroação da Rainha Elizabeth II, no ano de 1953, oito equipes se uniram para jogar um torneio na Escócia. Quatro equipes escocesas e quatro equipes inglesas, foram elas: Rangers, Celtic, Aberdeen e Hibernian, além de Manchester United, Tottenham, Arsenal e Newcastle. O torneio foi chamado de Coronation Cup (Copa da Coroação) e aconteceu dois meses antes da cerimônia.
A competição foi levada muito a sério pelos clubes, que usaram o torneio como pré-temporada, a fim de se preparar para os torneios daquele ano, dois escoceses chegaram à final, Celtic e Hibernian. A decisão foi disputada no Hampden Park, em Glasgow, para um público de 117.060 pessoas e terminou com vitória do Celtic por 2 x 0. Ironicamente o clube vencedor e sua torcida, são marcados por manifestações opostas a monarquia inglesa.
Por que coroação de Charles não terá a mesma homenagem?
São 70 anos passados e muita coisa mudou ao longo desse tempo. Primeiro ponto é que os calendários esportivos hoje não comportam um torneio novo no meio da temporada, já que são muitas competições durante o ano para as equipes e muitos jogos, com as datas todas preenchidas. Segundo ponto é o pensamento em relação à monarquia nos dias de hoje, é impensável que os clubes da Escócia, por exemplo, joguem em homenagem a coroa britânica.
Hoje, muitas pessoas são contrarias a monarquia, diferente do que acontecia 70 anos atrás. Na Grã-Bretanha há muita discordância sobre o tema, entre os mais jovens há maior distanciamento da coroa, enquanto entre os mais experientes ainda há certa resistência a mudança de regime. Contudo, o que a maioria das pessoas ao redor do mundo concordam é a dificuldade de Charles em se aproximar do povo, o que só faz aumentar as opiniões contrárias à monarquia.
Celtic campeão da Coronation Cup em 1953
A equipe escocesa foi a campeã do torneio e 60 anos depois, o clube postou um vídeo em comemoração à conquista, veja abaixo: