Luis Rubiales tem sido alvo de polêmicas desde a final da Copa do Mundo Feminina. Na ocasião, o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol tomou atitudes controversas na comemoração do título mundial.
Agora, ele pode ser punido por sua postura. Em meio a esse cenário, craques da Seleção são ameaçados pela atitude do presidente da Federação Espanhola, incluindo Vini Jr.
Craques da Seleção correm perigo
Tudo começou quando Rubiales fez um gesto obsceno com a parte genital, apontando para o campo. Isso não caiu bem entre o público, ainda mais porque ele estava ao lado da rainha da Espanha, Letizia Ortiz.
O estopim foi quando o presidente da federação desceu até o gramado para premiar as jogadoras espanholas. Contudo, ele deu um beijo na boca de Jennifer Hermoso, o que levantou críticas ao redor do mundo.
Organizações espanholas e internacionais detonaram Luis Rubiales e abriram processos, que seguem em andamento. Até mesmo o governo do país se posicionou após o ocorrido.
A vice-presidente da Espanha, Yolanda Díaz, classificou a atitude do presidente da Federação Espanhola como “agressão” e “violência sexual”. O presidente do Conselho Superior de Esportes, Víctor Francos, usou às mesmas palavras.
Como resposta, o secretário-geral da RFEF, Andreu Camps, enviou um comunicado à Uefa solicitando apoio ao presidente da federação. A informação é do portal Onda Cero, que explica a abordagem do pedido.
A estratégia utilizada é que o órgão continental faça uma ameaça ao governo espanhol suspendendo a própria entidade em torneios internacionais, o que afetaria a seleção espanhola e os próprios clubes do país.
Ou seja, essa medida impediria todas as equipes da Espanha de disputar a Champions League. Com isso, os craques da Seleção que jogam no Real Madrid e no Barcelona ficariam de fora da competição mais importante do futebol europeu.
🚨 A Federação Espanhola ameaça sair da UEFA se Luis Rubiales for destituído do cargo de presidente. Isto poderá ter um grande impacto e levar à expulsão de todas as equipas espanholas das competições europeias.
— Real Madrid Brasil (@RealBrasil_BR) August 28, 2023
[@OndaCero_es] pic.twitter.com/TjAAYNutaO
Se a Uefa conceder a suspensão, Éder Militão, Rodrygo e Vini Jr, do Real Madrid, e Raphinha, do Barcelona, não disputariam a Champions League. Vale lembrar que esses craques da Seleção costumam ser convocados.
Contudo, de acordo com a agência de notícias Associated Press, a Uefa não deve aceitar esse apelo da Real Federação Espanhola de Futebol. Agora, resta saber qual será o futuro de Rubiales após suas ações.