Nesta terça-feira (6), Portugal enfrenta a Suíça pelas oitavas de final da Copa do Mundo. A grande surpresa para este jogo é que Cristiano Ronaldo estará no banco de reservas da seleção portuguesa. Após muitos rumores, a imprensa do país confirmou o camisa 7 no banco.
Após algumas divergências com o treinador Fernando Santos e se mostrar insatisfeito por ser substituído, agora Cristiano Ronaldo estará na reserva. Para o lugar dele, o treinador escolheu Gonçalo Ramos.
Uma pesquisa feita em Portugal já apontava os torcedores insatisfeitos com CR7, que diziam preferir o jogador no banco para o jogo decisivo. A vontade de cerca de 70% dos entrevistados se confirmou nessa tarde.
Inicialmente, Cristiano Ronaldo não tem nenhuma questão física, nem mesmo seria poupado em um jogo eliminatório. Por isso, por decisão do treinador, pelo que considera o melhor para a sua equipe, iniciará com o maior astro do país, no banco de reservas.
📰 𝔹ℝ𝔼𝔸𝕂𝕀ℕ𝔾 ℕ𝔼𝕎𝕊: Este é o nosso 11 Inicial para hoje! 👥🇵🇹 #VesteABandeira
This is our Starting 11 for today! 👥 #WearTheFlag pic.twitter.com/OiKlJU44O1
— Portugal (@selecaoportugal) December 6, 2022
Cristiano Ronaldo no banco de reservas
Uma novidade para o torcedor português acontecerá no jogo de logo mais, às 16h (horário de Brasília), não verá o maior artilheiro da história de sua seleção começando o jogo. Nessa copa, Cristiano Ronaldo havia sido titular em todos os jogos, mas substituído em dois, contra Uruguai e Coreia do Sul.
Em 194 jogos pela seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo tem 13 jogos em que saiu do banco, mas foi utilizado. Ainda assim, nove deles foram apenas amistosos, outros quatro em jogos oficiais.
Em sua primeira Copa do Mundo, em 2006, Cristiano Ronaldo só foi reserva e não entrou em apenas um jogo. Na ocasião, Portugal já havia se classificado para a fase seguinte, por isso o jogador sequer entrou, foi poupado.
Já na Copa do Mundo seguinte, o craque português foi titular nos quatro jogos da equipe. Portugal estava no grupo do Brasil e se classificou apenas na última rodada, mas acabou eliminado pela Espanha já nas oitavas.
Quatro anos depois, na Copa do Mundo do Brasil, a seleção portuguesa foi eliminada ainda na fase de grupo. À época, Cristiano Ronaldo foi titular em todos os jogos de sua equipe e jogou os 90 minutos nas três partidas.
Na última Copa, em 2018, já com 33 anos, Cristiano Ronaldo mais uma vez foi titular absoluto e capitão em todos os quatro jogos. A jornada dos gajos na Rússia terminou nas oitavas, dessa vez, eliminados pelo Uruguai.
Ou seja, Cristiano Ronaldo não inicia uma partida no banco de reservas, em uma Copa do Mundo, desde 2006, quando foi poupado em um jogo da fase grupo. Agora, em uma decisão de mata-mata, será opção para Fernando Santos, 16 anos depois.
Portugal, do treinador Fernando Santos e sem Cristiano Ronaldo nos 11 iniciais, joga contra a Suíça, valendo vaga nas quartas de final da Copa do Mundo. O vencedor enfrenta Marrocos no próximo sábado (10).