Nesta sexta-feira (9), a Croácia avançou para a semifinal da Copa do Mundo 2022, ao vencer a Seleção Brasileira nos pênaltis. A equipe europeu, além de seguir na competição, quebrou uma marca importante contra os sul-americanos.
A partida terminou no empate sem gols no tempo regulamentar. Na prorrogação, as duas seleções empataram novamente, mas com um gol para cada lado. Dessa forma, os croatas venceram nos pênaltis pelo placar de 4 x 2.
Croácia quebra marca contra Seleção Brasileira
Não deu para a Seleção Brasileira. Em um duelo disputado, as duas seleções ficaram no empate durante os 120 minutos da partida e a decisão foi para os pênaltis. Nas cobranças, a Croácia venceu e está na semifinal, além de quebrar uma marca importante contra a seleção sul-americana.
A partida dessa sexta-feira (9), foi o terceiro confronto entre as duas seleções na Copa do Mundo. O retrospecto da Seleção Brasileira era positivo, sendo dois jogos na fase de grupos e duas vitórias. A saber, na edição de 2006 pelo grupo F e o triunfo por 1 x 0 com um gol de Kaká.
Posteriormente, voltaram a se enfrentar no mundial, dessa vez na abertura da edição de 2014. Os croatas abriram o placar com um gol contra de Marcelo, mas com dois gols de Neymar e um de Oscar, o Brasil virou para 3 x 1 e garantiu o triunfo.
Entretanto, na partida pelas quartas de final. A Croácia não perdeu pela primeira vez para os brasileiros, além de garantir a primeira vitória na disputa dos pênaltis. Dessa forma, um resultado positivo dos croatas no confronto é um feito inédito.
Aliás, ambas também se enfrentaram em dois amistosos. Em 2015, ficaram no empate em 1 x 1. Enquanto em 2018, a Seleção Brasileira venceu por 2 x 0.
Croácia avança para a semifinal
A seleção da Croácia garantiu a classificação para a semifinal da Copa do Mundo 2022, mantendo o sonho do título inédito do mundial, além de garantir outra campanha histórica na competição.
Na vitória por 4 x 2 contra o Brasil, a Croácia chega pela terceira vez na semifinal, igualando a campanha da edição de 1998, quando terminou na 3ª colocação. Além disso, também ficou entre as quatro melhores seleções do mundial em 2018, quando chegou até a final e perdeu a decisão para a França por 4 x 2.
Aliás, vale ressaltar que a Croácia fazia parte da Iugoslávia antes de declarar independência nos anos de 1990. Assim, a antiga seleção da Iugoslávia também chegou até a semifinal em 1930, quando perdeu para o campeão Uruguai.
Agora, a Croácia busca repetir a campanha de 2018, quando chegou na decisão. No entanto, ao contrário da final contra os franceses, querem garantir o título.