Há oito jogos sem vencer, sendo cinco empates e três derrotas, o Cruzeiro caiu para a 12ª posição do Brasileirão com 26 pontos em 22 rodadas, apenas cinco pontos acima da zona de rebaixamento para a Série B.
Por conta disso, a gestão celeste cedeu à pressão e demitiu Pepa pela sequência de resultados ruins. Em busca de uma reação na reta final da temporada, a Raposa foi ao mercado atrás de um substituto para o português.
E quem está próxima de ser contratado é Zé Ricardo, que está sem clube. Entretanto, ele não foi a única opção. O Cruzeiro sondou seis técnicos antes do brasileiro. Conheça todos.
Zé Ricardo foi o sétimo da lista do Cruzeiro
O treinador brasileiro está livre no mercado desde que deixou o Shimizu S-Pulse em abril. Zé Ricardo assumiu o comando do time japonês com a missão de evitar o rebaixamento para a Segunda Divisão Nacional, o que não aconteceu.
A Raposa, por sua vez, se aproximou do técnico e deve assinar um contrato válido até o final de 2023. Zé Ricardo terá a mesma missão que teve no Japão: não cair para a Série B.
Ele começou a carreira no Flamengo, em 2016, tendo acumulado passagens por Vasco, Botafogo, Fortaleza, Internacional e Qatar SC. Contudo, o currículo do treinador brasileiro não agrada todos os torcedores celestes.
Torcidas organizas do Cruzeiro chegaram a publicar um comunicado oficial conjunto se mostrando contra a contratação de Zé Ricardo. E a gestão de Ronaldo Fenômeno tentou outros nomes.
ZÉ RICARDO NÃO!
— 🇧🇷 CACHAZEIROS 🇮🇹 (@Cachazeiros) September 5, 2023
A contratação do novo treinador é motivo de preocupação para nós torcedores. Sua falta de experiência e histórico questionável deixam a torcida desconfiada e totalmente sem esperança quanto ao futuro do time.
O Cruzeiro precisa de um técnico que consiga,… pic.twitter.com/RpGZAIA6XD
Segundo Os Donos da Bola, da TV Band Minas, a Raposa buscou informações de pelo menos seis profissionais. Entre eles, estão nomes empregados e técnicos livres no mercado.
A primeira opção era António Oliveira, que tem feito uma boa Série A com o Cuiabá. Só que o português preferiu continuar seu trabalho no Dourado, com quem tem contrato até o fim desta temporada.
Em seguida, o Cruzeiro cogitou a possibilidade de ter Paulo Autuori como substituto de Pepa até o final do ano. Porém, o diretor-técnico celeste não quer exercer mais a função de treinador.
Outra opção ventilada na Toca da Raposa foi Thiago Carpini, que vive ótimo momento na Série B. Contudo, o treinador decidiu renovar seu vínculo com o Juventude até o fim de 2024.
Mais um nome estrangeiro também entrou na pauta da gestão celeste: Gabriel Milito, que estava no Argentinos Juniors. Entretanto, o argentino quer se distanciar do futebol por um período para poder cuidar de sua saúde.
Além de Zé Ricardo, outro técnico com passagem pelo Vasco foi especulado no Cruzeiro. Trata-se de Maurício Barbieri, que não chegou a ter nenhuma conversa formal com a diretoria celeste.
Por fim, a Raposa tentou Odair Hellmann, que está sem clube desde que foi demitido pelo Santos. O que impediu o acerto foi que o treinador não aceitou um contrato somente até dezembro.
🔵 TÉCNICOS
— ConexãoCEC (@conexaocec) September 5, 2023
1. Antônio Oliveira preferiu continuar seu trabalho no Cuiabá;
2. Paulo Autori não quer mais a função de treinador;
3. Thiago Carpini renovou com o Juventude;
4. Gabriel Milito quer descansar;
5. Maurício Barbieri pode ter sido opção mas não houve conversa;
6. Odair… pic.twitter.com/KfrBPB7nb7