Projeto surpreendente: Cuiabá faz história no Brasileirão e choca todo mundo na web

O Dourado virou a sensação do futebol nacional nas últimas semanas. E o Cuiabá vivia uma situação bem diferente há cinco anos

No último domingo (6), o Cuiabá venceu o Flamengo, por 3 x 0, na Arena Pantanal, pela 18ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, a equipe de António Oliveira chegou à 8ª posição da tabela, com 28 pontos.

Mais do que isso, o Dourado vive uma sequência de seis jogos de invencibilidade, sendo cinco vitórias e um empate. Não à toa, o time auriverde virou a grande sensação do futebol nacional nas últimas semanas.

Fundado em 2001, o Cuiabá viveu uma rápida ascensão no futebol profissional do país. Agora, o Dourado faz história na Série A, cuja campanha nesta temporada chocou todo mundo na web.

Cuiabá em alta

O Dourado é a equipe com melhor aproveitamento nas últimas seis rodadas do Brasileiro. Além disso, está apenas a três pontos do vice-líder Flamengo. Ou seja, se afastando da zona de rebaixamento e podendo sonhar com o G-6.

A equipe de António Oliveira também tem a 2ª melhor campanha como visitante na competição, com 16 pontos em nove jogos. Somente o líder Botafogo pontuou mais fora de casa do que o time auriverde.

Além disso, o Cuiabá tem sido destaque por conta de Deyverson. O perfil autêntico do centroavante encanta os fãs de futebol. E seu talento em campo também está em alta, pois o atacante é o vice-artilheiro da Série A com oito gols em 17 rodadas.

Essas estatísticas já chamam a atenção por si só. Entretanto, um retrospecto de cinco anos atrás mostra o tamanho do feito do Dourado nesta temporada. Em agosto de 2018, a equipe auriverde estava na Série C.

À época, o Cuiabá conquistou o acesso inédito para a segunda divisão do Brasil. Apenas dois anos depois, o time auriverde terminou a Série B no G-4 e garantiu sua vaga na elite do futebol nacional pela primeira vez em sua história.

De 2021 para cá, o Dourado tem se mantido na Série A. A melhor campanha no Brasileirão aconteceu em seu ano de estreia no campeonato, quando terminou na 15ª posição com 47 pontos.

Vale ressaltar que, naquele ano, o Cuiabá terminou o 1º turno da competição com 24 pontos. Ou seja, o aproveitamento em 2023 já é o melhor do time auriverde na Série A.

Caso o Dourado vença o Athletico-PR no dia 15 de agosto, às 20h (horário de Brasília), pela 19ª rodada do Brasileiro, chegará aos 31 pontos, consagrando seu melhor aproveitamento no 1º turno da competição.

Hoje, o time de António Oliveira está 10 pontos acima do Santos, que abre o Z-4. Com isso, o Cuiabá se dá o direito de pensar em uma classificação para um torneio internacional em 2024. 

Matheus CristianiniMatheus Cristianini

Jornalista de 23 anos formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passagens por Rádio Unesp FM, Antenados no Futebol e Bolavip Brasil. Apaixonado por tudo o que envolve o futebol. Tanto dentro, quanto fora das quatro linhas.

[blocksy_breadcrumbs]