No último domingo (6), o Cuiabá venceu o Flamengo, por 3 x 0, na Arena Pantanal, pela 18ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, a equipe de António Oliveira chegou à 8ª posição da tabela, com 28 pontos.
Mais do que isso, o Dourado vive uma sequência de seis jogos de invencibilidade, sendo cinco vitórias e um empate. Não à toa, o time auriverde virou a grande sensação do futebol nacional nas últimas semanas.
Fundado em 2001, o Cuiabá viveu uma rápida ascensão no futebol profissional do país. Agora, o Dourado faz história na Série A, cuja campanha nesta temporada chocou todo mundo na web.
Cuiabá em alta
O Dourado é a equipe com melhor aproveitamento nas últimas seis rodadas do Brasileiro. Além disso, está apenas a três pontos do vice-líder Flamengo. Ou seja, se afastando da zona de rebaixamento e podendo sonhar com o G-6.
A equipe de António Oliveira também tem a 2ª melhor campanha como visitante na competição, com 16 pontos em nove jogos. Somente o líder Botafogo pontuou mais fora de casa do que o time auriverde.
Além disso, o Cuiabá tem sido destaque por conta de Deyverson. O perfil autêntico do centroavante encanta os fãs de futebol. E seu talento em campo também está em alta, pois o atacante é o vice-artilheiro da Série A com oito gols em 17 rodadas.
Essas estatísticas já chamam a atenção por si só. Entretanto, um retrospecto de cinco anos atrás mostra o tamanho do feito do Dourado nesta temporada. Em agosto de 2018, a equipe auriverde estava na Série C.
À época, o Cuiabá conquistou o acesso inédito para a segunda divisão do Brasil. Apenas dois anos depois, o time auriverde terminou a Série B no G-4 e garantiu sua vaga na elite do futebol nacional pela primeira vez em sua história.
Há 5 anos o Cuiabá fazia jogo decisivo no Acre e saía da Série C.
— Última Divisão (@ultimadivisao) August 7, 2023
Hoje o time tá a 3 pontos do vice-líder da Série A. pic.twitter.com/uie7IZtSSZ
De 2021 para cá, o Dourado tem se mantido na Série A. A melhor campanha no Brasileirão aconteceu em seu ano de estreia no campeonato, quando terminou na 15ª posição com 47 pontos.
Vale ressaltar que, naquele ano, o Cuiabá terminou o 1º turno da competição com 24 pontos. Ou seja, o aproveitamento em 2023 já é o melhor do time auriverde na Série A.
Caso o Dourado vença o Athletico-PR no dia 15 de agosto, às 20h (horário de Brasília), pela 19ª rodada do Brasileiro, chegará aos 31 pontos, consagrando seu melhor aproveitamento no 1º turno da competição.
Hoje, o time de António Oliveira está 10 pontos acima do Santos, que abre o Z-4. Com isso, o Cuiabá se dá o direito de pensar em uma classificação para um torneio internacional em 2024.
O subestimado Cuiabá pic.twitter.com/NnR5NHtJWF
— Manu 🇾🇪 (@emanueldesp) August 7, 2023