Curiosidade da Copa do Mundo de 74: conheça o ônibus utilizado e seja surpreendido

No decorrer dos anos, a Copa do Mundo reúne diversas histórias diferentes e curiosas. A empresa Mercedes-Benz resgatou um desses momentos e expôs os ônibus disputados para a Copa do Mundo 1974, que foi disputado na Alemanha. No entanto, os transportes utilizados pelos jogadores contavam com algumas peculiaridades.

Os veículos foram chamados de O 302, sendo utilizados pelas 16 seleções que disputaram o Mundial de 74, sendo realizado de 13 de junho até 7 de julho daquele ano. A empresa Mercedes-Benz foi a responsável pela produção dos ônibus.

Na parte externa, todos utilizaram a sigla “WM 74”, que significa “World Cup 74”. Além disso, a cor era amarela, mas o que diferenciava era algumas listras representando a bandeira de cada país, além do nome da delegação que estava utilizando o veículo.

Conheça o ônibus da Copa do Mundo de 1974

Copa do Mundo de 1974 foi realizada durante a Guerra Fria, com a Alemanha dividida entre Ocidental e Oriental. Ambas as seleções participaram da competição, com a representante do oriente sendo eliminada na segunda fase, mas a ocidental garantiu o título.

Contudo, um dos destaques da competição foi o Mercedes-Benz O 302, um sucesso da empresa alemã e começou a ser fabricado em 1965. A marca disponibilizava quatro opções de motores diesel, com seis cilindros em linha, além da potência variando entre 125 e 236 cavalos. Além disso, a partir de 1971, todos os modelos contavam com suspensão pneumática. Contudo, a empresa parou a sua fabricação em 1976.

No entanto, a particularidade do transporte das estrelas da Copa do Mundo 74 está no interior, com diversas comodidades que não poderiam ser aplicadas na atualidade. Na parte de trás do interior do ônibus, a Mercedes-Benz instalou uma enorme torneira para cerveja. Além disso, cada banco contava com um cinzeiro particular para os jogadores.

Algo inimaginável para os dias de hoje, com as comissões técnicas trabalhando para manter os atletas no mais alto nível, com o foco completo nas partidas e na busca pelo título, deixando a comemoração com alguma bebida alcóolica e podendo relaxar após as competições e relaxando nas férias com o merecido descanso.

Os ônibus também contavam com alguns itens considerados normais, como ar-condicionado, uma cabine de banheiro, poltronas de couro e um aparelho de som com toca-fitas da empresa Blaupunkt.

Após a final da Copa do Mundo 74, todos os 16 ônibus foram utilizados nas operações de viagens comerciais e a empresa manteve as mesmas pinturas. Entretanto, com o passar do tempo, os veículos foram retirados de circulação aos poucos.

Agora, a Mercedes-Benz recuperou o ônibus utilizado pela Seleção Alemã na Copa do Mundo 74 e ele está exposto em um museu de Stuttgart, sendo uma das principais atrações do local.

Gabriel Lemes Gabriel Lemes

Sou jornalista e sonho em trabalhar com jornalismo esportivo. Desde pequeno, convivo com futebol e com o passar dos anos, fui me apaixonado por outras modalidades. Hoje, não me vejo trabalhando em outro área que não seja com esporte. A emoção que um simples jogo causa no torcedor e nos fãs, é algo inexplicável e encantador, o que só aumenta  a minha admiração.

[blocksy_breadcrumbs]