A Libertadores da América está chegando na reta final. Hoje Lanús e River Plate se enfrentam por uma das vagas, enquanto Grêmio e Barcelona decidem na Arena Tricolor, na quarta-feira. Os resultados são favoráveis para River e Grêmio – uma vez que ambos venceram o jogo de ida, mais importante ainda para o Grêmio, que venceu por 0-3 fora de casa. Com a final praticamente encaminhada para os brasileiros, a decisão do torneio passa por uma incognita esperançosa envolvendo o clube gaúcho: Se o Lanús se classificar, a decisão da final será disputada na Argentina; caso o River confirme a vaga na final, o segundo jogo da final será disputada na Arena do Grêmio.
Observação: Ninguém está garantindo que o Grêmio vai para as finais, esta é apenas uma projeção para um possível resultado positivo dos brasileiros.
Desde 2010, em todas as edições seguintes da Libertadores da América, o Campeão jogou o segundo jogo da final em casa. Diante dessa estatística, ao se classificar para a final na quarta-feira, o Grêmio já saberá se a decisão do torneiro será em ‘casa' ou ‘fora'.
Em 2006 o Internacional venceu a Libertadores em casa; no ano seguinte o Grêmio perdeu as finais para o Boca Júniors; já em 2008 foi a vez do Fluminense passar pelo constrangimento de perder o título em casa para a LDU (na época o Flu era treinado por Renato Gaúcho). Em 2009 o Cruzeiro teve o Mineirão calado para festa do Estudiantes.
Depois disso, TODOS os times que decidiram em casa, foram Campeões. Vamos relembrar quem são?
2010
Internacional
Adversário da final: Chivas Guadalajara
Decisão no Beira-Rio
2011
Santos
Adversário da final: Peñarol
Decisão no Pacaembu
2012
Corinthians
Adversário da final: Boca Juniors
Decisão no Pacaembu
2013
Atlético-MG
Adversário da final: Olimpia
Decisão no Mineirão
2014
San Lorenzo
Adversário da final: Nacional-Par
Decisão no Nuevo Gasómetro
2015
River Plate
Adversário da final: Tigres-Mex
Decisão no Monumental de Núñez
2016
Atlético Nacional
Adversário da final: Independiente del Valle
Decisão no Atanasio Girardot
2017
Na atual edição, o Grêmio se classificou em primeiro do Grupo 8 contra Zamora, Desportes Iquique e Guaraní. Nas oitavas-de-final eliminou o Godoi Cruz, nas quartas o Botafogo e agora decide nesta quarta-feira, na Arena do Grêmio, uma vaga na final contra o Barcelona de Guayaquil. O clube gaúcho pode perder por até dois gols de diferença. Promessa de jogão.
Quem será o campeão da Libertadores deste ano? Deixe o teu comentário.