Atravessando um grande momento no comando técnico do Miami Heat, o norte-americano Erik Spoelstra conta com uma trajetória inusitada pela equipe. Bem perto de disputar mais uma final de NBA, a carreira do atual treinador foi bem diferente do habitual. Primeiramente, em 1995, Spoelstra foi contratado pelo Heat para comandar uma função bem diferente, como coordenador de vídeo.
Superando as dificuldades, o atual treinador do Miami Heat trabalhou duro para ganhar novas oportunidades. Sendo assim, dois anos depois, Erik Spoelstra virou assistente técnico da equipe norte-americana. Em 2006, ele fez parte do elenco campeão da NBA pelo Heat.
Em seguia, antes de se tornar treinador profissional do Miami Heat, Spoelstra virou Scout. Fundamental nos bastidores e elogiados por muitos diretores pela sua ética, o Erik recebeu a maior oportunidade da carreira, comandar o Heat na NBA.
A História de Erik Spoelstra no Miami Heat
1995 – Chegou no Miami Heat como coordenador de vídeo
1997 – Virou assistente técnico
1999 – Virou Scout
2001- Diretor de Scout
2008 – Virou técnico do Miami Heat
2011 – Chegou em sua 1° Finais de NBA como técnico
2012 – Campeão… pic.twitter.com/8Yks7yV39B
— NBA do Povo 🏀🇧🇷 (@NBAdoPovo) May 22, 2023
Carreira de Erik Spoelstra como treinador pelo Miami Heat
Em seu primeiro ano como técnico profissional, Erik Spoelstra levou o Miami Heat aos playoffs da NBA. Na sequência, após acumular bons resultados, o comandante americano chegou a sua primeira decisão, fazendo um grande trabalho pela equipe em 2011.
No ano seguinte, o belo trabalho acabou dando certo. Pela 1ª vez na história, Erik Spoelstra venceu a NBA comandando o Miami Heat. Em 2013, dando sequência ao excelente projeto no time, Spoelstra venceu mais uma vez a competição, marcando o seu nome na história do clube.
Nas temporadas 2014 e 2020, Erik Spoelstra também conseguiu bons resultados. Chegando as finais da NBA pela 5ª vez como técnico, o norte-americano se consolidou como um dos principais comandantes do torneio.
Atualmente, nessa temporada, Spoelstra está a uma vitória de eliminar o Boston Celtics e chegar a sua 6ª final de NBA como treinador do Miami Heat. Vale lembrar que a partida entre as duas equipes acontecerá nesta terça-feira (23), às 21h30 (horário de Brasília).