Desde o início do Campeonato Brasileiro, muito se falava sobre o futuro do Coritiba. Alguns apontavam o clube como candidato ao rebaixamento, e os mais fanáticos acreditavam em uma permanência e até em uma classificação para torneio continental.
Com a permanência assegurada na elite do futebol brasileiro, o Coxa tem grandes chances de disputar a próxima Copa Sul-Americana, competição que não participa desde 2016.
Naquela edição, a equipe comandada por Paulo César Carpegiani caiu diante do Atlético Nacional, da Colômbia, nas quartas de final. Para retornar a uma competição internacional, o Coritiba precisa vencer os dois jogos que lhe resta na temporada: Corinthians e Cuiabá.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), quem atingir os 47 pontos tem 99,14% de chances de se garantir a vaga na Sul-Americana de 2023. No caso do Coritiba, significa vencer o Corinthians nesta quarta (9), no Couto Pereira, e triunfar contra o Cuiabá no domingo (13), na Arena Pantanal.
Probabilidade baixa
A dificuldade do Campeonato Brasileiro e a posição coxa-branca na tabela, porém, dão apenas 7,1% de chances do Coritiba alcançar o objetivo, também de acordo com a matemática da UFMG.
Ainda assim, o técnico Guto Ferreira garantiu, após a vitória sobre o Flamengo, que o mais importante era a permanência na Série A, e que agora buscará a “cereja do bolo”.
“Agora faltam duas rodadas, paramos por aqui? Não. Se a gente pode brigar, se tivermos fé, podemos conseguir uma competição de altíssimo nível. Vamos acreditar até o último minuto e ter fé para conseguir a cereja do bolo. Acreditar até o último minuto”, destacou o comandante coxa-branca ainda no Couto Pereira.
Além de ganhar as suas duas partidas, o Coxa ainda terá que secar os seus dois rivais mais próximos na tabela, RB Bragantino (44) e o Goiás (46). Enquanto o Massa Bruta encara o Fortaleza fora de casa e o Fluminense em Bragança, o Esmeraldino duela contra o Fluminense no Rio e São Paulo em Goiânia.
Sul-Americana de 2016
Após chegar pela primeira vez as quartas de final da Sul-Americana, o Coritiba protagonizou um jogo emocionante na Colômbia, mas acabou sendo eliminado pelo campeão da Libertadores.
Com o placar apontando de 3 x 1 para o Nacional, Juninho teve a chance do jogo, mas foi sem sucesso. A última tentativa do Coxa de marcar mais um foi no penúltimo minuto de jogo, com João Paulo. O resultado, porém, era o mesmo. Fim da passagem pela Sul-Americana.
Ficha técnica:
- Jogo: Atlético Nacional x Coritiba
- Local: Atanasio Girardot, Medellín, Colômbia
- Data: 26/10/2016
- Horário: 21h45 (horário de Brasília)
- Árbitro: Victor Carrilo
- Assistentes: Jonny Bossio e Cotty Carrera
- Demais Árbitros: Miguel Sntivanêz