Nos últimos preparativos para a estreia da Copa do Mundo 2022, a FIFA divulgou a equipe de arbitragem responsável pela partida da abertura, entre Catar x Equador.
O anúncio foi feito pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, em uma coletiva de imprensa e elogiou a equipe de arbitragem selecionada para a competição, comentando a importância para as partidas.
FIFA divulga arbitragem da abertura da Copa do Mundo
Restando dois dias para a abertura da Copa do Mundo 2022, a FIFA divulgou nessa sexta-feira (18), qual será a equipe de arbitragem da partida entre Catar x Equador, às 13h (horário de Brasília).
O responsável pelo jogo será o italiano Daniele Orsato, considerado um dos árbitros mais experientes da Europa e um dos mais premiados da Itália.
O italiano está prestes a completar 47 anos e foi beneficiado pela nova regra da FIFA, que permite árbitros em jogos internacionais com até 50 anos de idade.
Desde 2010, Daniele Orsato faz parte da arbitragem FIFA e em 2018, foi selecionado para o VAR na Copa do Mundo, sendo escalado para o confronto entre Brasil x Bélgica nas quartas de final e que marcou a eliminação dos brasileiros.
Além de Daniele Orsato, o trio de arbitragem será formado por Ciro Carbone e Alessandro Giallatini, que também são da Itália. O 4º árbitro será Istav Kovacs, da Romênia. A equipe responsável pelo VAR é composta por Massimiliano Irrati e Paolo Valeri, ambos da Itália, além de Tomasz Listkiewi, da Polônia.
Italy’s Daniele Orsato has been selected as the referee for the Opening Match of the #FIFAWorldCup Qatar 2022 between Qatar 🇶🇦and Ecuador 🇪🇨 at Al Bayt Stadium on Sunday, 20 November. pic.twitter.com/988fIcHl99
— FIFA (@FIFAcom) November 18, 2022
Árbitra era favorita para a abertura da Copa do Mundo
A Copa do Mundo 2022 conta com 129 representantes da arbitragem, sendo 39 árbitros de campo, 69 assistentes e 24 árbitros de vídeo.
Entre os nomes selecionados para a arbitragem de campo, três são mulheres, a francesa Stéphanie Frappart, a ruandesa Salima Mukansanga e a japonesa Yoshima Yamashita. Essa será a primeira vez que uma partida da Copa do Mundo terá uma árbitra apitando. Algo histórico, principalmente por ser em um país com pouca liberdade de gênero.
Além do trio, a brasileira Neuza Back, a mexicana Karen Díaz Medina e a americana Kathryn Nesbitt também estarão na competição, como assistente de campo.
Na abertura da Copa do Mundo, Stephanie Frappart era uma das favoritas para comandar a partida, sendo um dos principais nomes na FIFA. Recentemente, apitou a partida entre Real Madrid x Celtic na Champions League e em 2019, comandou o clássico entre Liverpool x Chelsea na Supercopa Europeia.
Polêmicas na arbitragem da Copa do Mundo
A FIFA anunciou uma decisão polêmica nessa sexta-feira (18). Em entrevista coletiva, o chefe da arbitragem Pierluigi Collina e o presidente da entidade máxima do futebol Infantino, afirmaram que os áudios das conversas entre árbitros e VAR não serão divulgados.
Essa é uma decisão contrário à medidas que algumas federações vem tomando. A CBF e a Conmebol disponibilizam os áudios dos diálogos entre os árbitros e o VAR, sendo um ponto fundamental para as análises e compreensão das decisões tomadas nas partidas.
Ainda na coletiva, Collina revela uma orientação aos árbitros para que protejam os jogadores, evitando lesões. Os profissionais da arbitragem realizaram a última parte do curso de preparação para a Copa do Mundo.
Enquanto isso, Infantino elogiou os árbitros selecionados para a competição e disse que a equipe é o ‘time um'. “Eles são o time mais importante da Copa do Mundo, porque sem a equipe de árbitros não há Copa do Mundo”, completa o presidente da FIFA.