Nesta última quarta-feira ficamos conhecendo os dois finalistas da Copa do Brasil 2020. Grêmio e Palmeiras serão os dois times que duelarão para ver quem levará o título da segunda competição de maior importância no Brasil – a maior em premiação, onde o grande campeão levará o prêmio de R$ 55 milhões, além claro, o troféu e a vaga direta a Libertadores de 2021.
E é aí que queremos chegar, com Corinthians, que hoje ocupam a sétima, oitava e nona colocação na tabela de classificação, respectivamente.
Santos e Palmeiras na Libertadores
Vale lembrar ainda que o Palmeiras, mais o Santos, estão disputando ainda o título da Libertadores 2020, estando eles classificados as semifinais do torneio sul-americano e em caso de conquista de qualquer um dos times brasileiro, poderá então ser aberta mais uma vaga a competição pelo Brasileirão 2020, passando assim a G8; mas da mesma forma que na Copa do Brasil, o campeão da Libertadores precisará estar entre os seis ou sete primeiros no campeonato nacional.
Brasileirão e as vagas a Libertadores de 2021
Como todos já sabem, até aqui seis clubes se classificam a Libertadores do ano que vem – quatro de forma direta e dois passando para a “Pré-Libertadores”, onde o Grêmio; um dos finalistas da Copa do Brasil atualmente ocupa a quinta colocação na tabela de classificação do Brasileirão e o Palmeiras (outro finalista) vem logo em seguido – ocupando assim as duas vagas indiretas a competição sul-americana; o que dá grandes chances de termos sim um G7 logo ali adiante.
Veja abaixo as probabilidades de classificação a Libertadores 2021 dos dez primeiros colocados no Campeonato Brasileiro:
- 1º – São Paulo – 99,95%
- 2º – Flamengo – 95,6%
- 3º – Atlético-MG – 94,8%
- 4º – Inter – 84,6%
- 5º – Grêmio – 86,9%
- 6º – Palmeiras – 70,6%
- 7º – Fluminense – 25,3%
- 8º – Santos – 16,6%
- 9º – Corinthians – 19,2%
- 10º – Ceará – 5,5%
OBS. Essa análise foi feita pelo Departamento de Futebol da UFMG, que calcula que o time que atingir 58 pontos, terá mais de 65% de chances de uma classificação a Libertadores do ano que vem.
Vale lembrar que em 2019, o Campeonato Brasileiro classificou 8 times; isso se deve porque o Flamengo foi campeão nacional e da Libertadores, abrindo assim a sétima vaga; e pelo Athletico que sagrou-se campeão da Copa do Brasil e terminou o Campeonato Brasileiro na quinta colocação; com isso deu mais uma vaga, que foram ocupadas por Internacional e Corinthians, respectivamente.