Na próxima quarta-feira (14), acontece França x Marrocos, confronto válido pelas semifinais na Copa do Mundo. A favorita, França, encara a surpresa da Copa, Marrocos, em duelo que promete ser bastante movimentado e de muita marcação por parte dos africanos principalmente.
Nesse sentido, nesta segunda-feira (12) a FIFA decidiu quem será o árbitro da semifinal entres franceses e marroquinos. Trata-se do árbitro mexicano César Arturo Ramos, de 38 anos, que já apitou três jogos nessa Copa do Mundo.
Seu último jogo nessa Copa do Mundo, foi a goleada de Portugal por 6 x 1 em cima da Suíça, pelas oitavas de final. Em um jogo com 12 faltas para os portugueses e 10 para os suíços, o mexicano aplicou dois cartões amarelos somente, todos para a Suíça.
Vale lembrar, que a seleção mexicana deixou o mundial ainda na primeira fase, por isso, César Arturo Ramos passou a ter mais chances de ser escalado para os demais jogos. Ainda na primeira fase, ele foi o árbitro de mais duas partidas, agora chega ao seu segundo jogo na fase mata-mata.
César Arturo Ramos será o árbitro de França x Marrocos
Em números geais, nessa Copa do Mundo, são três jogos para o mexicano, que recebeu a responsabilidade de comandar uma semifinal. No total, uma média de aproximadamente 22 faltas por jogo, com sete cartões amarelos aplicados nas três partidas.
O mexicano foi árbitro em um dos jogos de Marrocos na primeira fase da Copa. Na ocasião, a seleção marroquina venceu a Bélgica por 2 x 0, encaminhando a classificação para as oitavas. Já a França ainda não o tiveram no comando de nenhuma partida.
Os árbitros são definidos para as partidas de acordo com seu desempenho nas primeiras partidas. Isto é, os árbitros convocados tem a sua chance na fase de grupo, depois a FIFA define quem continuará apitando as partidas seguintes.
Assim como citamos o fato da seleção mexicana ter sido eliminada, esse é o outro critério para um árbitro seguir na Copa do Mundo, seu país não estar mais na disputa, ou naquela fase. Ainda assim, caso seja escalado, um árbitro não pode comandar um jogo de seu paí natal.
No caso da semifinal, para apitar um dos dois jogos, o árbitro não pode ser de nenhum dos quatro países que chegaram a esta fase. Ou seja, em 2022 não pode ser nem argentino, nem croata, bem como não pode ser marroquino ou francês.
A disputa das semifinais começa nessa terça-feira (13), com Argentina x Croácia. Depois, na quarta-feira (14) acontece França x Marrocos com o comando de César Arturo Ramos, a partir das 16h (horário de Brasília).