Com a classificação para as semifinais da Copa do Mundo 2022, Didier Deschamps se encontra com o poder de decidir seu futuro na Seleção Francesa. De acordo com o presidente da federação francesa de futebol, Noël le Graët, Deschamps é o ideal para os franceses, e exaltou o técnico em entrevista ao jornal francês L'Equipe:
“A decisão é dele. Temos sorte de ter um bom técnico, e não é fácil encontrar alguém com essa qualidade, além de uma boa equipe técnica. Não há problemas em relação a isso. Espero que ele diga “sim”. Mas ainda merece, especialmente da parte dele, uma reflexão.”
O desejo de Noël le Graët seria um contrato até a Euro 2024, na Alemanha. Após a vitória contra a Inglaterra, o técnico Didier Deschamps deixou o futuro em aberto, e que está aproveitando o momento, além de estar focado no duelo contra Marrocos:
“Ainda iremos decidir. Tudo dentro de seu tempo. É muito bom alcançar os objetivos traçados pelo presidente. Quero saborear o que fizemos agora, de estar entre os quatro semifinalistas quatro anos depois. Não penso em mais nada.”
"𝑇𝑜𝑢𝑗𝑜𝑢𝑟𝑠 𝑎𝑢𝑠𝑠𝑖 𝑓𝑖𝑒𝑟 𝑑𝑒 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑒𝑟 𝑙𝑒 𝑚𝑎𝑖𝑙𝑙𝑜𝑡 𝑑𝑒𝑠 𝐵𝑙𝑒𝑢𝑠"
Devenu hier soir le joueur le plus capé de l'histoire de l'Equipe de France, Hugo Lloris a reçu un maillot floqué 1⃣4⃣3⃣, comme son nombre de sélections !#FiersdetreBleus pic.twitter.com/yQOHbOoCKA
— Equipe de France ⭐⭐ (@equipedefrance) December 11, 2022
Deschamps na Seleção Francesa
Como técnico, Deschamps acumula 138 jogos na posição, com 89 vitórias e 23 derrotas, além de 26 empates. Passou por três Copas do Mundo, chegando nas quartas-de-final em 2014, eliminado pela Alemanha, venceu em 2018, contra a Croácia, e está nas semis na atual edição.
Na Eurocopa, chegou as finais, em 2016, parando em Portugal e caiu nas oitavas de final, em 2020. Por fim, venceu a Nations League, em 2021.
Quando vestia a camisa francesa em campo, Didier Deschamps também foi campeão do mundo, dessa vez em 1998, contra o Brasil. Disputou 103 partidas, com 4 gols, e ainda contou com o título da Eurocopa 2000.
Deschamps não acha Marrocos surpresa
Para o duelo desta quarta-feira (14), o técnico Didier Deschamps afirmou ter muito respeito pela Seleção de Marrocos, e que não são mais “azarões”:
“Poucos acreditavam que o Marrocos estaria nas semifinais, mas o que eles fizeram, sofreram um gol em cinco jogos, já não é mais uma surpresa. Eles merecem estar e vão jogar por um lugar na final como nós. Se chegarem, será por méritos.”
Além disso, elogiou o também técnico francês, que comanda a seleção marroquina, Walid Regragui:
“O time está fazendo uma ótima campanha. Só há uma coisa a dizer: é bravo. É um momento histórico para eles. Tudo com méritos dos jogadores, do técnico, do estafe.”
França x Marrocos acontece nesta quarta-feira (14), às 16h (horário de Brasília), no estádio Al Bayl, pela semifinal da Copa do Mundo 2022.