Dono da Sports & Business, Martin Avenatti explica o processo de capitação de atletas até a transferência do jogador

Empresário falou com a reportagem a respeito das etapas que o atleta tem que passar até chegar ao ápice da profissão

No futebol, os atletas ficam em evidência ao externo, seja para os torcedores ou para a imprensa, quando chegam ao profissional, entretanto, antes de alcançar o ápice da profissão, muitas etapas devem ser cumpridas pelos jogadores.

Neste contexto, retomando o ínicio da carreira do atleta até a chegada ao profissional, Martin Avenatti, empresário de futebol e dono da empresa Sports & Business, comentou à reportagem como funciona o processo de capitação de atletas que ainda estão performando na base de seus respectivos clubes.

– Nós, como empresa, contamos com captadores, olheiros e pessoas vinculadas ao futebol que estão sempre nos indicando atletas. Procuramos acompanhar jogos e torneios internacionais, justamente para observarmos aqueles jogadores que obtém destaque desde a base. Estamos realizando um bom trabalho, tendo em vista que, nas últimas semanas, quatro atletas agenciados por nós subiram ao profissional – disse o empresário.

Mesmo com o destaque obtido nas categorias de base de seus respectivos clubes, muitos atletas se perdem ao longo do processo. Neste cenário, conforme afirmado por Avenatti, o papel do empresário torna-se fundamental para trabalhar o mental do jogador, buscando a transição base-profissional.

– O empresário desenvolve uma função importante e diria que indispensável, não somente no atleta de base, mas também no profissional. O jogador precisa ser orientado e cuidado, e é neste instante quando enquadra-se o papel fundamental do representante, seja para defender seus contratos, guiá-lo, ajudá-lo e auxiliá-lo. Visando a transição para que o atleta não se perca, eu sempre digo que esse é o momento mais dificil, pois o jogador precisa ganhar seu espaço, necessitando que o profissional conceda uma oportunidade – comentou Avenatti.

– Nosso papel é de ajudar, estar presente, guiar e procurar, com muito respeito e cuidado, estar presente na vida do atleta. Sempre falo aos meus jogadores para confiarem e contarem comigo, seja na questão do futebol ou da vida em si, pois estou sempre disponível para escutar e, em conjunto, achar soluções. Com muita dedicação, vamos chegar no objetivo. As pedras no caminho existem e precisamos saber resolver – completou o dono da Sports & Business.

Após alcançar o profissional e se destacar nas partidas, naturalmente o atleta começa a despertar o interesse de equipes na aquisição do seu futebol. Considerado por muitos como sendo o ponto de ocasiona curiosidade nos torcedores, o processo negocial entre as partes até a conclusão da transferência também foi externado pelo empresário Martin Avenatti em conversa com a reportagem.

– Nós, empresários, assim como os clubes, que ficam buscando jogadores no mercado, estamos permanentemente procurando oportunidades para os atletas. Como empresa, oferecemos os jogadores aos clubes. Quando há o interesse mútuo entre as partes, inicia-se o diáologo, tendo por pontos centrais o valor pelo atleta, duração contratual, pretenção salarial e molde de negócio, seja para a compra ou para o empréstimo. Até esse momento das tratativas, digamos que é tudo é voltado para a forma verbal, havendo a oficialização da proposta em caso de interesse efetivo do clube – explicou Martin Avenatti.

– Em alguns casos, há a demora para a concretização do negócio, e isso acaba gerando uma grande ansiedade nos torcedores. É preciso explicar que discutir e negociar valores é um tema delicado, que necessita de paciência e cuidado. Nós, como empresa, procuramos sempre o melhor para o jogador. Muitas vezes existe mais de uma proposta ao mesmo tempo, o que acaba requerendo análise mais aprofundada das ofertas. Ás vezes, a melhor proposta não é a econômica, mas sim a esportiva – contou o representante.

Kaliel DornelesKaliel Dorneles

Acadêmico de jornalismo na UniRitter, entusiasta por futebol e tudo que acontece nesse mundo esportivo

[blocksy_breadcrumbs]