No último domingo (13), Dua Lipa negou alguns rumores sobre uma possível apresentação na Copa do Mundo 2022, condicionando à cumprimento dos direitos humanos e fez críticas ao Catar, país que irá sediar a competição.
Dua Lipa nega rumores
A cantora britânica Dua Lipa, utilizou o seu perfil oficial no Instagram para comentar alguns rumores sobre uma possível apresentação na abertura da Copa do Mundo 2022. Na publicação, ela nega que esteja envolvida na competição e afirmou que nunca houve negociação.
Além disso, ela fez críticas ao país sede, disse estar ansiosa para visitar o Catar, mas apenas quando cumprirem os direitos humanos.
Segundo a artista, algumas especulações afirmavam que ela seria uma das responsáveis pelo show de abertura da Copa do Mundo 2022, mas desmente os rumores. “Eu não vou me apresentar e não estou em nenhuma negociação para estar lá”, disse a cantora.
Além disso, Dua Lipa comenta que irá torcer pela seleção da Inglaterra, mas de longe e disse que gostaria de visitar o Catar, mas apenas quando cumprirem todas as questões envolvendo os direitos humanos. “Estou ansiosa para visitar o Catar quando eles cumprirem todas as promessas relativas aos direitos humanos que eles fizeram quando ganharam o direito de sediar a Copa”, finaliza a britânica em sua publicação.
A cantora é respeitada entre o público LGBTQIA+, principalmente pelos projetos lançados, com músicas e videoclipes que normalizam a relação de pessoas do mesmo sexo, sendo considerada um ícone para a comunidade.
Além de Dua Lipa, outra pessoas vem criticando o Catar por questões envolvendo os direitos humanos. Ignorando um pedido da FIFA, para que as seleções focassem apenas no futebol, a Federação da Inglaterra anunciou que irá utilizar a bandeira da comunidade LGBTQIA+ na braçadeira de capitão.
Outra seleção que também protesta contra o Catar é a Dinamarca, que lançou uma camisa com os dizeres “Direitos Humanos para todos”, mas a FIFA vetou a utilização do uniforme.
As críticas ao Catar envolve principalmente questões dos direitos humanos. No país, a relação com pessoas do mesmo sexo é proibida por lei. Além disso, também enfrentam críticas com relação às condições trabalhistas no país.
🚨 | Dua Lipa desmentindo especulações de que estaria na cerimônia de abertura da Copa do Mundo no Qatar. pic.twitter.com/tBBbkwp0Ba
— Central Dua Lipa | Fan Account (@dualipacentraI) November 13, 2022
Show de abertura da Copa do Mundo
Após a publicação de Dua Lipa, que era apontada como uma das principais atrações pela imprensa internacional, alguns nomes continuam sendo especulados e que estarão presentes na abertura da Copa do Mundo 2022.
No entanto, a Shakira deve ser uma das responsáveis pela apresentação na competição, retornando para o seu quarto Mundial. Além disso, a banda Black Eye Peas também é especulada.
A FIFA não divulgou a lista oficial com os artistas que estarão na Copa do Mundo, mas no último sábado (12), a Big Hit, anunciou que Jungkook, membro da banda de k-pop BTS, irá se apresentar no próximo dia 20 de novembro, na abertura da competição.
방탄소년단 ‘정국’이 2022 FIFA 카타르 월드컵 공식 사운드트랙과 월드컵 개막식 공연에 참여합니다. 많은 기대 부탁드립니다!
Proud to announce that Jung Kook is part of the FIFA World Cup Qatar 2022 Soundtrack & will perform at the World Cup opening ceremony. Stay tuned!#FIFAWorldCup pic.twitter.com/MwJ2kdNRBp— BTS_official (@bts_bighit) November 12, 2022